Zoomarine na vanguarda da medicina preventiva de mamíferos marinhos
Tal como no ser humano, a prevenção na saúde dos mamíferos marinhos é a melhor garantia de uma vida saudável, pelo que o Zoomarine participou num projeto de investigação que permitiu aprofundar o conhecimento sobre o aparelho digestivo dos golfinhos-roaz (Tursiops truncatus).
Os principais resultados foram agora partilhados com a comunidade científica internacional através da publicação de dois artigos na revista da especialidade, “Aquatic Mammals”, dos quais são coautores vários elementos da equipa de veterinários do Zoomarine, em Portugal e em Itália.
O estudo, liderado por Letizia Fiorucci (primeira autora e veterinária do Zoomarine Roma), contou com o apoio do Zoomarine Algarve e de outras instituições europeias como o Oceanogràfic de Valência (Espanha), Universidades de Perugia (Itália) e Las Palmas (Espanha). Os golfinhos incluídos neste projeto foram treinados para colaborar com a recolha de dados, nomeadamente na realização de exames médicos (ecografia) e na recolha de amostras biológicas (suco gástrico).
Desta forma, a recolha de informação pôde ser efetuada com a colaboração voluntaria dos animais, sem recurso à contenção dos golfinhos.
Os dados agora publicados são importantes em termos de diagnóstico, sendo que este conhecimento poderá ser usado para a deteção precoce de alterações em golfinhos desta espécie.
A publicação dos resultados da investigação numa revista científica internacional assegurará a sua divulgação à escala global.