Zoomarine recolhe 2,5 toneladas de lixo de seis praias
A terceira edição da ‘Operação Praia Limpa’ promovida pelo parque temático Zoomarine, no dia 12 de maio, em seis praias dos concelhos de Lagoa, Silves e Albufeira, terminou com um balanço positivo ao serem recolhidas 2,5 toneladas de lixo daqueles areais.
Centenas de voluntários e várias entidades parceiras uniram-se para ajudar a manter limpas algumas das praias e alguns dos fundos marinhos do Algarve. “O sucesso da operação dificilmente poderia ter sido maior e o sentimento de dever cumprido uniu quase 4 centenas pessoas num imenso e inspirador sorriso coletivo. Durante cerca de 2,5 horas, nos concelhos de Silves, Lagoa e Albufeira, quase 400 voluntários uniram esforços, em terra e no mar, com os parceiros do Zoomarine nesta acção de cidadania e civismo ambiental”, refere o parque em nota de imprensa.
A esta iniciativa associaram-se os três municípios, a Capitania de Portimão, as Águas do Algarve, a Algar, a Lipton, a Universidade do Algarve, a Aliança ODS, o Hotel Vila Vita Parc Resort, a Dive Spot, a EasyDivers, a Associação de Pescadores Profissionais de Albufeira e os Bombeiros Voluntários de Albufeira.
“Se da união resulta a força, da força resultou a remoção de cerca de 2500 quilogramas de vidros, papeis, plásticos, velhas artes de pescas e muitos resíduos indiferenciados. Naturalmente, ainda muito fica por fazer (especialmente, ao nível dos fundos marinhos); no entanto, o crescimento deste movimento muito nos incentiva a continuar e a fazer crescer esta iniciativa de responsabilidade ambiental, no âmbito da filosofia ‘Together We Protect’, idealizada pelo Zoomarine”, acrescenta ainda.
No próximo ano, a iniciativa será para continuar, mas para já o Zoomarine já está a juntar esforços para a realização da “Operação Montanha Verde 2019”, porque, nos dias 10 e 11 de novembro, aquela entidade pretende plantar 42 mil árvores em oito municípios do Algarve.