40 mil no Mercado de Culturas em Lagoa

mercado de culturas

Cerca de 40 mil pessoas visitaram o ‘Mercado de Culturas à Luz das Velas’, que decorrei em Lagoa entre 7 a 10 de julho. O evento teve lugar no Convento de S. José e nas ruas circundantes e ao longo de quatro dias, aquele o espaço encheu-se com a inconfundível sonoridade das músicas do mundo Celta.

 

De destacar as atuações de Linda Scanlon (Irlanda), Sheela na Gig (Galiza/Reino Unido), Malcolm Macmillan (Escócia), Morgane Le Cuff (Bretanha) e, pela primeira vez, a presença dos irrequietos e brincalhões grupo de Caretos, originários de Trás-os-Montes. Foi uma festa ultrarregional, a repetir dada a adesão dos milhares de visitantes.

 

Para além da música, a organização presenteou o público com uma inédita exposição de 50 máscaras ibéricas, de tradição celta (povo da raça ariana, ou indo-europeia, cujas grandes migrações se perderam nos tempos pré-históricos). As oficinas de tarot de runas celtas e de tiaras celtas também tiveram uma grande adesão por parte dos visitantes.

 

Em todas as noites foi realizado um ritual de bruxaria, denominado “A Queimada”, que antecedia um extraordinário espetáculo de dança e fogo, simbolizando a união entre as energias masculina e feminina, a fertilidade da terra e os fogos do Deus celta Belenos (divindade de diversos dos povos germanos, personificação provável do sol), a que não faltaram, também, a recriação do Conto do Mago Merlin e, naturalmente, um espetáculo de evocação da Beltane, também dominado pela dança e fogo.

 

Diariamente foram acesas 12 mil velas, que conferiram ainda mais magia a este evento. A nível gastronómico, é de destacar a presença de uma taberna Celta, nos claustros do Convento de São José.

You may also like...

Deixar uma resposta