Artes medievais do século XIII animam Salir do Tempo

Salir do Tempo (3)

No fim-de-semana de 10 e 11 de julho, a vila de Salir recebe mais uma edição do Salir do Tempo, evento que tem por base a recriação histórica do período da Reconquista, numa organização da Câmara Municipal de Loulé, com apoio da Junta de Freguesia de Salir e colaboração da Viv’Arte.

Música, dança, artes performativas, animação itinerante, rábulas e estórias, exposições e gastronomia são algumas das componentes desta iniciativa que irá transformar Salir num palco de experiências de regresso ao passado.

Em termos musicais, vão atuar os grupos Al Folk, Arraia d’Olos, Eduardo Ramos e Rakhatta.

A dança moura e sefardita estará representada por Arakisati Fahar, enquanto que a Associação Artística Satori proporcionará aos visitantes espetáculos de fogo e malabares.

As performances ficam a cargo da dupla Los Chuplas, dos bobos da corte Charneca e Ramones, do Vicenteatro, que animará o recinto com “A Casa Movediça”, e do grupo Ao Luar Teatro.

Outro dos pontos de interesse serão os acampamentos e demonstrações militares apresentados pelos Lobos Negros e Lota del Tinto.

Os mais novos vão poder brincar no carrossel de cana e carrossel de madeira, uma recriação das brincadeiras da Idade Média, totalmente elaborados artesanalmente e movidos manualmente.

Com um carácter claramente pedagógico, a Exposição das 3 Culturas e o acampamento medieval pretendem dar a conhecer ao público várias vertentes sobre as culturas que coabitaram neste período.

Haverá ainda uma área dedicada aos animais, com dromedários, falcoaria, cetraria e cobras.

A recriação do mercado medieval, baseado em produtos da época, onde vários mercadores presentes com as suas bancas de produtos tradicionais como o mel, cortiça, cestaria ou frutos secos, e os artesãos com os seus ofícios, também faz parte deste cenário, bem como a parte gastronómica, com destaque para a recriação de uma cozinha medieval.

Toda a decoração do recinto foi pensada de forma a recriar todo o ambiente medieval e para envolver o público neste espírito, será disponibilizado o serviço de aluguer de trajes medievais.

Os bilhetes têm um preço de 3 euros (diário) e 5 euros (Festival), abrindo as portas às 18h00.

Mais informações em https://www.facebook.com/SalirDoTempo

You may also like...

Deixar uma resposta