Centro de Bem-Estar animal de Albufeira sensibiliza para a importância da esterilização

“O Bem-Estar Animal e a Esterilização” foi o mote para uma ação de sensibilização realizada pelo Município de Albufeira, no passado dia 24 de outubro, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, iniciativa que contou com a presença de vários responsáveis de associações de proteção animal do concelho. O objetivo passou por sensibilizar a comunidade para os benefícios e vantagens da esterilização dos animais de companhia, como forma de evitar doenças e diminuir comportamentos indesejáveis, como sejam o abandono e os maus tratos.

A ação foi dinamizada pelo Centro de Bem-Estar Animal de Albufeira, onde funciona o Serviço Municipal de Veterinária, que para além das suas funções habituais (atendimento geral, vacinação, colocação de chip, tratamento de pedidos de adoção, voluntariado e outros serviços de veterinária) tem vindo a desenvolver várias campanhas de sensibilização com o objetivo de promover o bem-estar e o controlo eficaz da população animal.

A abertura dos trabalhos esteve a cargo da vereadora Cláudia Guedelha, responsável pelo pelouro da Saúde e Proteção Animal, a quem coube a responsabilidade de apresentar o Centro de Recolha e esclarecer os participantes acerca dos objetivos e finalidade do serviço. “Este tipo de iniciativas é muito importante porque contribui para reforçar as medidas que a Autarquia tem vindo a tomar, no sentido de sensibilizar a comunidade para os benefícios e vantagens da esterilização dos animais de companhia, como forma de evitar doenças do sistema reprodutor, ninhadas não planeadas, bem como minimizar comportamentos indesejáveis, contribuindo para diminuir o abandono e os maus-tratos”, sublinhou.

Durante a sessão a veterinária do Centro de Bem-Estar Animal, Cristina Simões, abordou várias questões importantes no âmbito da temática, com destaque para o funcionamento dos Programas CED – Capturar-Esterilizar-Devolver, um método que envolve a captura de gatos de uma colónia, a sua esterilização, um pequeno corte na orelha esquerda para fácil identificação, desparasitação e posterior devolução dos animais ao seu território de origem, onde são alimentados por um cuidador.

No final, houve um período de debate bastante participado e enriquecedor ao nível da troca de ideias, “o que demonstra que a população é sensível a estas questões e que este tipo de iniciativas é para continuar”, afirma Cláudia Guedelha em jeito de balanço.

O Centro de Bem-Estar Animal de Albufeira, localizado junto à Escola Básica e Secundária de Vale Pedras, está aberto ao público de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 11h30, e à quarta-feira, das 14h30 às 17h00. Para mais informações, os interessados devem contactar através dos telefones: 289 598 894| 289 599 622| 966 895 914 ou do email: cristina.simoes@cm-albufeira.pt.

You may also like...

Deixar uma resposta