Detetor de trovoada cedido ao Município de Lagoa

A Troposfera – Associação Portuguesa de Meteorologia Amadora estabeleceu um protocolo com o Município de Lagoa para a cedência a título gratuito de um detector de trovoada da rede Blitzortung, numa cerimónia que contou com a presença de elementos da autarquia, liderados pelo presidente Francisco Martins.

Este dispositivo já se encontra instalado e em fase de testes junto à estação meteorológica do Sitio das Fontes, em Estômbar, complementando o projecto Meteofontes.

A Blitzortung é uma rede mundial, com milhares de detetores instalados em todos os países e que, funcionando de forma integrada, permitem uma deteção mais precisa e em tempo real das descargas elétricas atmosféricas que estão a ocorrer num dado local.

Todos os dados registados podem ser facilmente visualizados em www.blitzortung.org e, em breve, também no site da Metefontes.

Desta forma, as próximas trovoadas que ocorrerem em Portugal e aparecerem no site da Blitzortung, já terão o contributo do detetor agora instalado no concelho de Lagoa, e qualquer pessoa poderá acompanhar o desenvolvimento de tempestades e estimar qual a sua deslocação, podendo precaver-se e tomar as devidas medidas de proteção com algum tempo de antecedência.

You may also like...

Deixar uma resposta