Espírito natalício invade baixa de Faro

Espetáculos de dança, música, teatro, circo, animação de rua e atividades científicas são algumas das muitas atrações que fazem parte da animação de Natal na baixa de Faro que o Município está a organizar, em parceria com a Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), a Associação de Comerciantes da Baixa de Faro e a Associação Cultural e Ativista da Baixa de Faro (OCAB) e o apoio da Fagar.

Com o objetivo de dinamizar o comércio local e a vivência urbana, o Natal em Faro irá proporcionar um ambiente cultural e festivo, direcionado para o envolvimento da população. A baixa da cidade será o principal palco de muita animação, envolvendo várias associações do concelho com repertórios preparados para esta quadra.

Um dos pontos altos será «a chegada do Pai Natal em Bicicleta», no dia 30 de novembro, que irá marcar o início de muitas iniciativas que irão prolongar-se até dia 24.

O percurso do passeio, gratuito, de cerca de 18 quilómetros, compreende várias zonas do concelho e os participantes interessados poderão juntar-se ao grupo em qualquer ponto. Terá início às 9h00, na aldeia de Estoi (Largo da Liberdade), passando de seguida pela Conceição de Faro, às 9h30 (junto à sede da junta de freguesia) e pelo Parque de Lazer das Figuras, pelas 10h00. A chegada à baixa da cidade, no Jardim Manuel Bivar, está prevista para as 10h30. Esta iniciativa é organizada em parceria com a Altimetria Associação Desportiva Associação, o Clube BTT Conceição de Faro, a Associação Desportiva JIC Racing Team, a Associação Temivels d’Atalaia e a Wildpack Associação Desportiva.

A animação continua até dia 24, na Rua de Santo António, Rua 1.º de Dezembro, Passeio da Rainha (atrás do edifício da alfândega) e Praça da Pontinha. O extenso programa inclui desfiles, atividades científicas, desporto, espetáculo com palhaços, patinagem artística, atuações musicais, teatrais e de dança, com a participação de associações e entidades do concelho, como o Grupo Coral Ossónoba, a Real Amizade Farense, a Associação Filarmónica de Faro, o Centro Ciência Viva do Algarve, o Grupo Folclórico de Faro, a Amarelarte, a Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais (AAPACDM Faro), a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC Faro), o Externato Menino Jesus, o Gimnofaro, o Moto Clube de Faro, a Academia de Dança do Algarve, o Cineclube de Faro, o Conservatório Regional do Algarve, o Agrupamento de Escolas de Pinheiro e Rosa, o Judo Clube do Algarve, a Associação Urban Xpression, a Modos e Olhares- Associação Cultural, a associação Fera e a Algarshow-Associação American Cars Algarve.

A animação de natal será ainda complementada com o Mercado de Natal, que poderá ser visitado aos fins de semana, dia 30 de novembro e dias 1, 7, 8, 14, 15, 21 e 22 de dezembro, entre as 15h00 e as 19h00, no Passeio da Rainha (rua situada atrás do edifício da alfândega).

Destaque ainda para a Casa do Pai Natal, que fará as delícias dos mais pequenos e que funcionará no edifício da “antiga Zara”, de segunda a sábado, entre as 10h00 e as 13h00 e das 15h00 às 19h00, até dia 24 de dezembro. Estará também aberta no domingo, dia 22, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00. Aqui poderão usufruir de diversas atividades como pinturas faciais, penteados loucos, mascotes farrobinhas, mini ginásio e o jogo da memória. Haverá também um insuflável na Rua 1.º de Dezembro e distribuição de pipocas na rua de Santo António.

O Município anuncia ainda a realização do habitual Concerto de Natal com a participação dos 4 coros do Grupo Coral Ossónoba, na Igreja de São Pedro, no dia 15 de dezembro, pelas 18h00. Um concerto com entrada livre, a não perder.

You may also like...

Deixar uma resposta