FOMe – Festival de Objetos e Marionetas e Outros Comeres promete contagiar Loulé

Loulé acolhe pela primeira vez o FOMe – Festival de Objectos e Marionetas e Outros Comeres, uma programação e produção da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, numa parceria em rede entre cinco municípios do Algarve Central: Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel, Tavira e Albufeira.

No domingo, dia 16 de setembro, data de início do festival no Concelho, há lugar a vários espetáculos. Os robertos, descendentes do pulcinello italiano, do guignol francês e do punch inglês, ocupam a esplanada do restaurante “11 da Villa” em Loulé, pelas 11h30, onde a companhia “A Barraca do Gregório”, de Lagoa, apresentará um espetáculo com duas histórias “D. Roberto e a namorada” e “O burro teimoso”. No mesmo lugar, pelas 12h00, é a vez de “Pulcinella”, pelas mãos de Irene Vecchia, companhia italiana, trazer a técnica de bonecos de luva com a personagem principal a encenar o eterno conflito entre o bem e o mal. Após estes dois espetáculos será servido um brunch (mediante pagamento) no 11 da Villa, para o qual se exige reserva prévia através do número 919 557 268.

Pela tarde do mesmo dia 16, descentralizam-se as atividades do FOMe e é em Quarteira, na Praça do Mar, pelas 18h00, que se inicia o espetáculo “Punch and Judy” por Clive Chandler (Inglaterra), um profissional com mais de 30 anos de experiência no teatro tradicional de marionetas. O “professor” Clive encena uma performance muito ritmada e bem-humorada. Pelas 18h30, no mesmo local, é a vez da companhia portuguesa de Vila do Conde, “La Fontana – Formas Animadas”, levar a palco um teatro de caraterísticas genuinamente populares “onde os atores são bonecos que falam, dançam, brigam e, quase sempre, morrem”, explicam os autores de “Mamulengo Capiroto”, o espetáculo dos vila-condenses.

“Un Elefante com Hambre”, da responsabilidade da companhia argentina Tuti, cuja exibição terá lugar no Claustro do Convento do Espírito Santo, em Loulé, acontece no sábado, 21 de setembro, de manhã, às 10h30. Conta a história de “um elefante que tem tanta fome que a sua barriga não pára de fazer barulho, uma barriga onde se encontram mágicos, trapezistas, equilibristas e até um cantor de tangos”. “Un Elefante com Hambre” é exibido também, no mesmo dia, no Largo da Igreja de Querença às 18h30.

No âmbito do FOMe existe, em Loulé, a possibilidade de inscrição no workshop “The Acting Object”, ministrado por Helen AinsWorth, entre os dias 24 e 27 de setembro, das 20h00 às 23h00, no auditório do Convento do Espírito Santo. A marionetista apresenta como ponto de partida questões como: “Quais os limites de cada objeto? Como representar uma personagem e quais são as possibilidades de expressão que estes objetos nos apresentam?”. A entrada é livre mas está sujeita a inscrição que pode fazer-se através do número 289 400 820 ou do email cinereservas@cm-loule.pt

A Associação Cultural “Radar 360” (Porto) é a responsável pelo espetáculo multidisciplinar “Os Transportadores”, que terá lugar no dia 26 de setembro, pelas 22h00, no Parque de Viaturas da Câmara Municipal, junto ao Convento de Santo António, em Loulé. Os transportadores são “nómadas contemporâneos que questionam o excesso, a carência, o desperdício, o alto consumo, a sociedade fabricada, a natureza bruta, a memória individual e a (in)consciência coletiva da sociedade contemporânea”.

A 28 de setembro encerra a programação do FOMe em Loulé com “Janet”, de Helenand John (Inglaterra), desta feita no Claustro do Convento do Espírito Santo, pelas 21h00. Trata-se de um espetáculo de teatro recentemente cocriado que mistura o drama da mesa da cozinha com o terror do filme B, “um reflexo despreocupado dos nossos sonhos e medos”. Todos quantos assistirem poderão desfrutar de surpresas gastronómicas e poderão degustar produtos tradicionais da cidade de Loulé.

Segundo a ACTA, “possivelmente trata-se do maior evento ibérico do género em dimensão territorial e objetivos programáticos”, uma vez que, pela primeira vez na história do festival, este ano, aderiram ao projeto todos os municípios do Algarve Central (Albufeira, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira), contribuindo assim para alargar o seu território de influência, envolvimento e impacto junto do público. Em Loulé todas as atividades do FOMe – Festival de Objectos e Marionetas e Outros Comeres são de acesso gratuito.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt. Além disso, podem consultar a sua página de facebook – www.facebook.com/cineteatrolouletano ou o seu renovado website http://cineteatro.cm-loule.pt, ambos em permanente atualização.

You may also like...

Deixe um comentário