Lagoa candidata-se ao programa ‘7 Maravilhas à Mesa’

Sardinhas ‘de boa morte’, papas de milho, lulas cheias, feijão com couve e carnes da salgadeira vão à mesa com o Marquês dos Vales Banco 2016 e o Tinto Grande Escolha 2014, como propostas de menu do município de Lagoa ao programa ‘7 Maravilhas à Mesa’, promovido pela sociedade EIPWU, em estreita ligação com a New 7 Wonders Foundation.

Quinta dos Vales e Restaurante Charneco serão os convidados de honra de Lagoa na candidatura à iniciativa, que se propõe eleger 49 mesas pré-finalistas, sete representativas da identidade patrimonial gastronómica de cada região do país.

Através da sua candidatura, Lagoa apresentará uma riqueza gastronomia resultado da diversidade dos produtos utilizados, bem como das ancestrais formas de confeção, introduzidas por vários povos.

Farão parte do leque de iguarias um petisco, uma sopa, um prato de frutos do mar e um outro de carne. Irão à mesa as sardinhas de ‘boa morte’ (petisco conservado no sal da salina da Mexilhoeira da Carregação, a única em funcionamento no barlavento algarvio), as papas de milho (‘sopa’ preparada com milho reduzido a farinha no único dos seis moinhos de maré do Rio Arade que sobrevivem ao tempo, no Sítio das Fontes), lulas cheias (prato de pescado) e feijão com couve e carnes da salgadeira (prato de carne).

Acompanham este património gastronómico dois vinhos: o Marquês dos Vales Banco 2016 (Arinto, Síria e Malvasia Fina), proveniente de um solo argilo-calcário e marcado pela frescura, boa mineralidade e acidez; quanto ao

Marquês dos Vales Tinto Grande Escolha 2014, é um vinho rico e complexo (Touriga Franca, Touriga Nacional, Alicante Bouschet e Aragonês), com notas de frutas silvestres e especiarias e uma suavidade que lhe é conferida pelo estágio de 14 meses em barricas de carvalho francês de grande qualidade.

O programa ‘7 Maravilhas à Mesa’ conta com o alto patrocínio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Secretaria de Estado do Turismo e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, sendo desenvolvido em parceria com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho e a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

Mais detalhes serão revelados em breve.

You may also like...

Deixar uma resposta