Lagoa promove prémio literário “Santos Stockler”

Rotunda_Lagoa

A Câmara Municipal de Lagoa instituiu anualmente o prémio “Santos Stockler”, pseudónimo de José dos Santos, com o objetivo de promover, defender, incentivar a criação literária, o gosto pela leitura e pela escrita e valorizar a língua portuguesa, a identidade e diversidade cultural do Algarve, com referências ao concelho.

José dos Santos nasceu na freguesia de Porches, a 22 de maio de 1910, vindo a falecer em Faro aos 79 anos de idade. Homem simples e humilde, fez da poesia e das colunas na imprensa uma tribuna de resistência contra a iniquidade e a intolerância, tendo sido um lutador contra a corrupção mental.

Foi, sobretudo, um homem das letras ao longo de muitos anos, pelo que a autarquia pretende recordar a sua vida e obra, promovendo este prémio literário municipal.

Antifascista, adversário do regime de Salazar, várias vezes detido pela PIDE/DGS, em cujas prisões, do Aljube e de Caxias, cumpriu muitos meses, relacionou-se com algumas das personalidades mais proeminentes do mundo das letras e da política portuguesa, entre os quais se destaca nomes notáveis, como os dos poetas José Régio, Jorge de Sena, José Gomes Ferreira, João José Cochofel, Egipto Gonçalves, Joaquim Namorado, Eugénio de Andrade, Mário Dionísio e Alexandre O’Neil e os escritores Alves Redol, Adolfo Casais Monteiro, Ferreira de Castro, Fernando Namora, Carlos de Oliveira, Antunes da Silva e Manuel da Fonseca.

Fundou e dirigiu, em 1984, o semanário “Terra Algarvia” e publicou vários livros de poesia.

Esta primeira edição do prémio literário “Santos Stockler” destina-se a premiar trabalhos inéditos e versáteis, na modalidade de ensaio, subordinados ao tema “O vinho – contributos para o conhecimento desta realidade no concelho de Lagoa”, na perspetiva de abordagem livre.

Podem participar no concurso todos os cidadãos nacionais ou estrangeiros, devendo os trabalhos, inéditos, ser apresentados em língua portuguesa. Cada participante poderá concorrer com o máximo de dois trabalhos que podem conter ilustrações e deverão ser entregues na Biblioteca Municipal de Lagoa, em envelope fechado, até 30 de junho, ou enviados por correio com aviso de receção, para a Biblioteca Municipal de Lagoa, Largo dos Combatentes da Grande Guerra, 8400-338 Lagoa.

Os resultados e a data da cerimónia pública da entrega de prémios serão comunicados no sítio eletrónico do Município de Lagoa.

Quaisquer pedidos de informação serão dirigidos a: Biblioteca Municipal de Lagoa, Largo dos Combatentes da Grande Guerra | 8400-338 Lagoa | Telefone 282380436 ou pelo endereço eletrónico: biblioteca@cm-lagoa.pt.

You may also like...

Deixar uma resposta