Lagos comemora Dia do Ambiente com filme de animação

O lançamento do filme de animação ‘Plásticos – Um Desafio Ambiental’, na manhã desta terça-feira, 4 de junho, na Escola de Santa Maria, marcou o início das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, numa iniciativa da Câmara Municipal de Lagos, e que se prolonga até dia 7 de junho.

O filme foi encomendado pela autarquia com o objetivo de tornar “mais dinâmicas e apelativas as mensagens das atividades de sensibilização ambiental regularmente efetuadas junto do público infantil/estudantil”. A visualização deste filme acontece no interior do Veículo de Educação Ambiental da ALGAR – entidade parceira nestas comemorações – que permanecerá junto à Escola de Santa Maria, estando prevista a participação de elementos do Executivo Municipal e de representantes da comunidade escolar. O filme poderá também ser apreciado pelo público, uma vez que será disponibilizado a partir de dia 5 de junho no site institucional e na página de facebook da autarquia.

Além desta novidade, há muito para ver e aprender no Veículo de Educação Ambiental da ALGAR que permanecerá durante toda a semana no parque de estacionamento da Escola EB1 + JI de Santa Maria, uma vez que este está equipado com painéis expositivos e interativos e ainda jogos multimédia de cariz ambiental, que, entre outras temáticas, abordam a importância da reciclagem. As sessões de sensibilização têm a duração aproximada de 50 minutos e são direcionadas para as escolas do 1º ciclo do concelho.

“Esta é também a ocasião para as sete turmas da Escola de Santa Maria (uma das Eco-escolas do Município) que aderiram ao projeto “O Mar Começa aqui”, promovido pela ABAE, irem para a rua sensibilizar a comunidade, pintando a envolvente de todas as sarjetas/ sumidouros localizados ao longo do arruamento da Rua da Gafaria (entre a rotunda da Gafaria e o cruzamento com a Rua José Afonso) com a indicação “O mar começa Aqui” e outras mensagens”.

O objetivo desta iniciativa é alertar a comunidade para o facto das águas pluviais arrastarem com elas vários tipos de resíduos, como, por exemplo, beatas de cigarros ou plásticos, assim como sensibilizar para o facto do lixo marinho ter origem em atividades terrestres e ser consequência dos comportamentos humanos incorretos, uma vez que as sarjetas/ sumidouros são a ponte de ligação entre terra e mar. As pinturas serão realizadas no dia 5 de junho, entre as 9h30 e as 11h00, contando com o apoio logístico dos serviços da autarquia e tendo merecido a orientação técnica prévia do Laboratório de Artes Criativas (LAC).

No dia 6 de junho junta-se às comemorações o Centro Ciência Viva de Lagos, com ações demonstrativas, numa abordagem que mostra como conhecer e fazer ciência pode ser divertido.

You may also like...

Deixar uma resposta