Lagos comemora Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Município de Lagos volta a associar-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, respondendo ao desafio da Direção-Geral do Património Cultural, sob o mote ‘Património Cultural: de geração em geração’.

Neste âmbito, foi preparado um diversificado programa de iniciativas que incluem, para além de um dia aberto nos equipamentos museológicos, uma visita comentada ao património arquitetónico militar e um recital na Igreja de Santo António, monumento nacional do século XVIII, com iniciativas que decorrem entre 18 e 21 de abril.

A escolha do tema tem como finalidade impulsionar o diálogo intergeracional enquanto instrumento de conhecimento, de desenvolvimento e diversidade. Salvaguardar a herança cultural e o reforço de laços identitários, fomentar o diálogo entre a tradição e o progresso, assumir os valores da memória como alavancas de futuro, estimular a transferência de conhecimentos e reforçar a partilha de informação, sensibilizando os mais novos, aprendendo com os mais velhos, impulsionando a comunicação entre gerações, para conhecer mais, preservar melhor e cimentar a importância da cultura e do património enquanto elementos aglutinadores das comunidades, são valores e objetivos da efeméride deste ano.

PROGRAMA

Dia 18 | 10h00 – 13h00 e 14h00 – 17h30
Dia Aberto (entrada gratuita) nos Espaços Museológicos
Locais: Igreja de Santo antónio / Forte da Ponta da Bandeira / Mercado de Escravos

Dia 18 | 18h30
Concerto “Clássicos em Talha Dourada”
Recital “O Convite à Viagem”, pelo Duo Tágide
Local: Igreja de Santo António
Organização.: Câmara Municipal de Lagos

Com a soprano Inês Simões e a pianista Daniel Godinho.

 Dia 21 I Visita comentada ao património arquitetónico militar

(Percurso pedonal: Baluarte da Porta da Vila; torreões e Castelo dos Governadores (antigos espaços associados à presença dos governadores militares (interior do Hospital de Lagos).

Ponto de encontro: Baluarte da Porta da Vila (próximo aos Bombeiros Voluntários de Lagos)

Número limite de inscrições: mínimo 5 e máximo 15 pessoas

Inscrições gratuitas (mas obrigatórias) no posto de Turismo Municipal até 19 de abril

(Telefone: 282 763 031 ou pim@cm-lagos.pt)

You may also like...

Deixar uma resposta