Portimão vai acolher Dia Paralímpico na Escola

paralimpicos

O Comité Paralímpico de Portugal está a ultimar os preparativos do Dia Paralímpico na Escola, cujas atividades terão início a 11 de março em Portimão, numa parceria com a Câmara local e o Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo.

As ações decorrerão na Escola Secundária Poeta António Aleixo, na Escola Básica 2,3 D. Martinho de Castelo Branco, na Piscina Municipal e na Marina de Portimão.

O programa arranca no dia 11 do corrente, com a ação de formação “Modalidades Paralímpicas em Contexto Escolar”, marcada para as 14h30 no pavilhão desportivo da EB 2,3 D. Martinho de Castelo Branco e destinada a professores, alunos e técnicos desportivos, com o intuíto de transmitir os princípios básicos de algumas das modalidades desportivas envolvidas no Dia Paralímpico na Escola, nomeadamente atletismo, boccia, goalball e voleibol sentado.

A partir dessa data, poderá ser vista na Escola Secundária Poeta António Aleixo a exposição “Movimento Paralímpico e Desportos Paralímpicos e Surdolímpicos”, composta por um vasto espólio fotográfico e imagem vídeo que relatam os maiores sucessos desportivos dos atletas paralímpicos e surdolímpicos portugueses.

No dia 17 de março, pelas 10h00, começa o colóquio “O Movimento Paralímpico”, contando o debate com a presença do paraciclista Luís Costa e do treinador de vela Luís Brito, que abordarão informalmente a realidade paralímpica, partilhando as suas experiências com o público presente na sala multiusos da Escola Secundária Poeta António Aleixo, e onde estarão o presidente do CPP, Humberto Santos, o diretor do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, Luís Manuel Correia, e a vereadora do pelouro da Educação, Desporto e Juventude da câmara portimonense, Ana Figueiredo.

O dia 18 de março estará reservado para a experimentação de 13 modalidades paralímpicas, que a partir das 08h25 serão dinamizadas nos seguintes espaços: Escola Básica 2,3 D. Martinho de Castelo Branco (andebol em cadeira de rodas, basquetebol em cadeira de rodas, karate, atletismo e ciclismo; Escola Secundária Poeta António Aleixo (goalball, tiro, boccia, judo, voleibol sentado, atletismo e ténis em cadeira de rodas); Piscina Municipal de Portimão (natação); e Marina de Portimão (vela).

You may also like...

Deixar uma resposta