Praias de Albufeira são precursoras na abertura da época balnear

CMA_3958

Albufeira assinalou a abertura oficial da época balnear no dia 15 de maio com uma cerimónia na praia dos Pescadores, tendo sido apresentados os equipamentos de limpeza das praias e demonstrações de salvamento a banhistas.

O evento também serviu para a entrega de duas cadeiras anfíbias, destinadas às praias Manuel Lourenço e Oura, sendo de referir que nos outros concelhos algarvios com praias a época balnear só começa oficialmente a 1 de junho próximo.

A equipa de limpeza das praias, constituída por 15 funcionários, seis máquinas de limpeza com trator acoplado e duas viaturas de recolha, também esteve representada, começando a laborar diariamente a partir das 4 horas para que tudo fique em perfeitas condições para receber os banhistas.

Realizando uma média anual de 3 mil horas de trabalho, apenas durante o mês de agosto são recolhidas cerca de cinco toneladas diárias de resíduos através do processo de recolha mecânica e manual.

José Carlos Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, referiu na ocasião que o prolongamento da época balnear já é uma tradição em Albufeira: “Somos o município com a maior época balnear a nível do Algarve, quase cinco meses, prolongando-se até 18 de outubro, o que é possível graças às condições climatéricas únicas que aqui se verificam e às excelentes infraestruturas de que dispomos”.

Albufeira tem uma costa com cerca de 30 Km, 25 praias classificadas para a prática balnear, das quais 24 com bandeira azul, sendo há muitos anos líder nacional deste galardão de qualidade ambiental.

O autarca aproveitou para enaltecer “o trabalho exemplar dos funcionários, sem o qual não seria possível manter estes padrões de qualidade, e para agradecer a todas as entidades que zelam pela segurança dos banhistas, nomeadamente a Autoridade Marítima, ANSA, Bombeiros, GNR, Cruz Vermelha e Proteção Civil.

Também salientou que “Albufeira é um destino turístico inclusivo, com condições para que todos possam usufruir das suas belezas naturais e exemplo disso é a oferta, por parte do Município, de duas cadeiras anfíbias/tiraló às praias Manuel Lourenço e Oura, o que vem reforçar os equipamentos que possibilitam a prática de banhos a pessoas com mobilidade reduzida: neste momento temos 13 praias acessíveis e todas já dispõem deste equipamento”.

A autarquia vai promover campanhas de sensibilização sobre os cuidados a ter com o sol, regras de segurança na praia, proteção das arribas, entre outras iniciativas.

You may also like...

Deixar uma resposta