Rota do Petisco chega até Monchique

Rota do Petisco 2015_ Descubra os sabores do Algarve

A partir de 4 de setembro e até 11 de outubro, a Rota do Petisco vai apresentar 170 propostas gastronómicas, com um cardápio de sugestões que podem ser experimentadas em Portimão, Praia da Rocha, Alvor, Mexilhoeira Grande, Ferragudo, Silves e Monchique, a principal novidade nesta quinta edição do evento.

Dos 170 estabelecimentos aderentes, 146 pertencem à modalidade “Petisco” e 24 à modalidade “Doce Regional”, num total de nove zonas de diferentes cores que fazem deste roteiro gastronómico um apetecível convite para partir à descoberta de novos sabores, desvendar alguns recantos escondidos e impulsionar a animação e o convívio nas ruas.

O modelo de funcionamento da Rota do Petisco mantém-se, com paragens para degustar os petiscos (prato+ bebida) ao preço unitário de 3 euros, um aumento de 50 cêntimos relativamente às anteriores edições, ou os doces regionais, no valor de 2 euros, bebida incluída, preço que se mantém inalterado.

Os “petiscadores” que quiserem participar deverão adquirir o passaporte da Rota nos postos de informação do evento ou nos estabelecimentos aderentes e a partir dai escolher e colecionar carimbos por cada petisco consumido, podendo ganhar um brinde de participação ou habilitar-se a diversos prémios a sortear.

Tal como aconteceu o ano passado, o Passaporte da Rota do Petisco volta a ser solidário, revertendo o custo de 1 euro na sua aquisição, exclusivamente, para o apoio a sete projetos sociais promovidos por instituições locais: Associação de Dadores de Sangue do Barlavento Algarvio, Associação Portuguesa para as Perturbações de Desenvolvimento e Autismo do Algarve, Centro de Apoio a Idosos de Ferragudo, Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha, GRATO – Grupo de Apoio a Toxicodependentes, Refeitório Social do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora do Amparo em Portimão e Projeto Vela Solidária.

A Rota dos Pequeninos volta a ir ao encontro dos paladares dos mais novos com 40 estabelecimentos a apresentarem uma ementa alternativa especialmente concebida para as crianças, ao mesmo preço da ementa principal.

E porque a seguir a um bom petisco também sabe bem uma bebida fora de horas, a Rota Noite Adentro continua a ser pretexto para que os portadores do passaporte possam percorrer os dez bares aderentes localizados no centro de Portimão, Praia da Rocha e Alvor e provarem as diferentes “Bebidas da Rota” por 2 euros.

No que toca à animação, e como já vem sendo tradição, o programa cultural da Rota do Petisco dará mais cor e vida às diversas zonas deste roteiro com eventos e atividades da música às artes plásticas, num convite à participação ativa.

A Rota do Petisco é uma iniciativa da Associação Teia d’Impulsos, assente numa dinâmica de parcerias com entidades públicas e privadas, nomeadamente da associação ALVORecer, das Câmaras Municipais de Portimão, Silves, Lagoa e Monchique, das Juntas de Freguesia de Portimão, Alvor, Mexilhoeira Grande, Ferragudo e Monchique, da Associação de Turismo de Portimão, da Região de Turismo do Algarve, da Comissão Vitivinícola do Algarve e da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve.

Em breve, todos os pormenores sobre a 5ª Rota do Petisco estarão disponíveis no sítio eletrónico www.rotadopetisco.com

You may also like...

Deixar uma resposta