Semana Cultural de Alte começa segunda-feira

Aldeia de Alte

Cultura, Desporto, Música, Gastronomia e Tradição vão ser os principais ingredientes da XXII Semana Cultural de Alte, que decorre entre os dias 25 de abril e 1 de maio, nesta típica aldeia do interior algarvio.

O evento tem início às 10h00, com o mítico Passeio/Maratona de BTT de Alte que este ano assinala a sua 17ª edição. Serão cinco os percursos propostos: Passeio Família de 14Km, Passeio Clássico de 30Km, Meia Maratona Lazer de 50Km, Maratona Lazer de 75Km e Corrida/Marcha Trail de 14Km.

Das 11h00 às 18h00, abre ao público o Mercadinho de Artesanato e Produtos Regionais com demonstração de artesanato tradicional ao vivo. Durante a tarde a animação musical vai estar a cargo de Valter Cabrita e “Os Malteses cantam Abril”. Heloísa Barriga vai cozinhar ao vivo, a partir das 17h00. Todas estas iniciativas acontecem na Fonte Pequena.

No dia 26, a partir das 21h00, há uma Noite de Fado com César Matoso e Teresa Viola, no Salão da Casa do Povo de Alte. Já no dia 27, às 21h00, a proposta vai para o teatro, com a peça “Mê menine e a tua mãe?!”. Na noite de 28 de abril, pelas 21h00, o Pólo Museológico de Alte recebe mais um “Serão com as Gentes de Alte”, dedicado aos manjares de outrora e ao toque de acordeão, numa iniciativa inserida na Exposição “Mesa Ajudada”.

A banda de covers dos grandes êxitos musicais da década de 80, La Plante Mutante, dá um concerto na Fonte Pequena, às 21h00 do dia 29.

No dia 30, sábado, assinala-se o 7º aniversário do Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte. Para comemorar esta data está prevista a inauguração da Exposição de Fotografia de Jorge Graça “Memória Momentum”, pelas 18h00, e a mesa redonda “Alte na Roda do Tempo”, com a presença de Isabel Raposo, pelas 17h00.

Também nesse dia, das 15h30 às 17h00, realiza-se o jogo de malha na laje entre a Junta de Freguesia de Alte e a Sociedade Recreativa Torense, no Parque de Jogos Tradicionais de Alte. À noite, pelas 21h00, o Quarteto Concordis atua na Igreja Matriz de Alte.

O momento alto da Semana Cultural acontece no dia 1 de maio, com milhares de visitantes a deslocarem-se a Alte para reviver toda a tradição deste dia festivo. Às 9h00, realiza-se uma Exposição de Maias pelas ruas da aldeia. Na Fonte Grande, a partir das 11h00, tem lugar a abertura da Feira com Artesanato e Produtos Regionais, onde os visitantes poderão degustar os mais saborosos petiscos serranos, a partir das 12h00, nomeadamente os tão apreciados caracóis. A tarde será animada com o grupo de música tradicional “Os Artesãos da Música” e “Flor de Sal”.

You may also like...

Deixar uma resposta