Semana Sénior de Portimão coroa ano cheio de atividades

Evento de referência para os mais idosos, este ano a programação inclui música, teatro e passeios.

Fernando Manuel Vieira

A Junta de Freguesia de Portimão ultima o programa de mais uma Semana Sénior, que entre 15 e 23 de setembro garante diversos motivos para que a população sénior saia de casa e confraternize, sentindo a gratidão da sociedade local pelo contributo de uma vida ativa para o bem-estar comum.

Esse é o espírito da já tradicional iniciativa, conforme expressa Álvaro Bila, presidente da autarquia promotora. “Os seniores aguardam ansiosamente por este momento, o qual culmina as atividades mensais que promovemos, não só em Portimão, mas também na Pedra Mourinha, Chão das Donas, Ladeira do Vau ou Porto de Lagos, pois não devemos ficar presos ao centro da cidade”, sublinha.

TEATRO COM HISTÓRIAS DE VIDA

De entre as propostas para uma semana intensa, merecem destaque o habitual almoço de abertura, agendado para 15 de setembro no Hotel Júpiter, a desfolhada do dia seguinte na Ladeira do Vau, visitas ao Museu do Trabalho Michel Giacometti, de Setúbal (dia 19), ou à Herdade dos Pimentéis (dia 20), a subida do Rio Arade (dia 20), sessões de esclarecimento sobre prevenção do cancro ou faturas de eletricidade e ainda o Baile do Biscoito, também na Ladeia do Vau, a 21 de setembro. Para além disso haverá uma caminhada na zona ribeirinha (dia 16), fado (dias 17, 18 e 23), um torneio de petanca (dia 16) e até uma sessão de beleza na Pedra Mourinha, a 20 de setembro.

“Trata-se de um conjunto de atividades diversificado, mas que ainda poderá ser enriquecido, uma vez que estamos a trabalhar com o associativismo local e é natural o surgimento de novas propostas”, refere Álvaro Bila.

A principal inovação é o facto de a peça do Grupo de Teatro Sénior da Freguesia de Portimão encerrar o programa, quando até agora era a iniciativa de abertura: “Foram recolhidas histórias de vida de idosos de Portimão com muito que contar, o que constituiu uma experiência fantástica. O espetáculo será a cereja no topo do bolo da Semana Sénior”, antevê o autarca.

O grupo conta com 20 elementos na faixa etária dos 65 aos 83 anos, a maioria senhoras. “São uma autêntica família e adoram trabalhar com a nossa encenadora Rita Rodrigues, de uma dedicação exemplar e um carinho a toda a prova. Ela contagia qualquer um e leva os elementos a libertarem-se e a revelarem talentos reprimidos”, realça Álvaro Bila. Os três espetáculos previstos para o grande auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão decorrerão nos dias 22 (15h00 e 21h30) e 23 (21h30).

CARTÃO SÉNIOR A CAMINHO

“Outro ponto alto será a desfolhada do Rancho Folclórico da Ladeira do Vau, recuperando uma tradição com muitos pergaminhos. Em suma, a Semana Sénior é de há muito uma referência para os idosos, que são muito participativos, a uma média de 200 pessoas por atividade”, descreve o responsável, para quem “enquanto estão nestas iniciativas, não ficam em casa fechados nem pensam nos seus problemas e, ao mesmo tempo, sentem que a comunidade se lembra deles e do que fizeram de bom durante a vida ativa.”

Quanto a projetos para o futuro próximo, Álvaro Bila confidencia à revista Algarve Vivo o objetivo da criação do Cartão Sénior, “com um vasto conjunto de valências e de benefícios para os utentes e o envolvimento da sociedade civil, entre empresas, organismos e associações.

You may also like...

Deixar uma resposta