Tradições pascais saem à rua em Portimão

Procissão  Senhor  dos Passos

As celebrações pascais em Portimão voltam a ser marcadas pelo reviver de tradições seculares que constituem a manifestação da fé de largos milhares de crentes, num programa litúrgico que passa pelas ruas da zona antiga da cidade.

As festividades começaram no passado domingo, 6 de março, com a solenidade de Nosso Senhor Jesus dos Passos, a que se segue a tradicional Procissão do Domingo de Ramos, em 20 de março, a qual abre o caminho para a Semana Santa.

O cortejo partirá às 10h30 da Igreja do Colégio para percorrer diversas artérias de Portimão (Rua S. João de Deus, Hortinha, Comércio, Alameda), a que se segue a Eucaristia Solene na Igreja Matriz, com a bênção dos ramos.

A Quinta-Feira Santa, 24 de março, vai ser marcada pela Missa da Ceia do Senhor e rito do Lava-Pés, que tem lugar pelas 19h00 na Igreja Matriz, enquanto na noite seguinte, 25 de março, acontece um dos momentos altos da Semana Santa com a Procissão do Enterro do Senhor que, a partir das 21h00, levará às ruas do centro da cidade a imagem do Senhor Morto, ao som das matracas, num ambiente de recolhimento.

A Procissão de Sexta- Feira Santa sairá da Igreja do Colégio e percorrerá as ruas Mouzinho de Albuquerque, Direita, Diogo Tomé com regresso à Igreja Matriz.

O Sábado Santo, 26 de março, será o epicentro das celebrações da Semana Santa com a Vigília Pascal, agendada para as 22h00 e que assinalará a ressurreição do Senhor.

As festividades culminam no dia seguinte, Domingo de Páscoa, pelas 10h00, com a Eucaristia da Páscoa do Senhor na Igreja Matriz, seguida da Procissão da Ressurreição de Jesus que irá percorrer as principais artérias do centro de Portimão, sendo os fiéis convidados a participar nesta manifestação religiosa quer transportando tochas de flores quer engalanando as suas janelas e varandas com colchas.

Depois de sair da Igreja Matriz, a procissão percorrerá a Rua 5 de Outubro, a Praça Manuel Teixeira Gomes, o Largo do Dique, a Rua Cândido dos Reis, o Largo 1º Maio, a Rua João da Cruz, a Rua Mouzinho de Albuquerque, a Avenida S. João de Deus e a Alameda da República em direção à Igreja Matriz, sendo solicitado aos fiéis que, ao longo deste percurso, coloquem colchas nas janelas de suas casas.

Promovida pela Paróquia de Nª Srª da Conceição, a Semana Santa conta com os apoios da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Portimão.

 

You may also like...

Deixar uma resposta