‘100 Anos 100 Sabores’ apoia instituições de Portimão
A associação Teia D’Impulsos promove, este ano, entre 11 de outubro e 10 de novembro, uma edição especial, num modelo restrito a Portimão, da já conhecida rota gastronómica, que se estendeu, nos últimos anos, a toda a região algarvia.
Assim, sob o mote ‘100 Anos 100 Sabores’, o evento celebra o centenário de elevação de Portimão a cidade, estendendo-se também às freguesias de Alvor e da Mexilhoeira Grande.
O consumo de cada menu, preparado para este ’tour’, está disponível mediante a apresentação de um guia, que pode ser adquirido por 1,5 euros.
Cada estabelecimento aderente tem a possibilidade de optar por apresentar um menu diferente, que se insira na categoria ‘Menu Chef’, de 15 euros, ‘Menu Degustativo’, de dez euros, ambos com direito a entrada, prato e bebida, ou ‘Menu Doce’, de quatro euros. Os estabelecimentos que queiram aderir a este evento podem inscrever-se até 15 de junho.
Por sua vez, como esta é uma iniciativa solidária, quem adquirir o guia estará a ajudar as instituições sem fins lucrativos do concelho. A organização auxiliará projetos sustentáveis que contribuam para atenuar situações sociais prioritárias, promover a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade, integrar comunidades em risco de exclusão social e fomentar o empreendedorismo social.
As instituições podem candidatar-se até 30 de junho, estando ainda previsto um ‘bootcamp de empreendedorismo social’. A formação terá a duração de dois dias, decorrerá no primeiro semestre de 2025, sendo que os selecionados serão anunciados até 30 de setembro.
O valor atribuído a cada uma delas, resultante do ‘100 Anos 100 Sabores’, será determinado no final da formação pela comissão de seleção e avaliação.