Maria João Cantinho apresenta livro na Biblioteca Municipal de Portimão

Créditos: Direitos Reservados

A Biblioteca Manuel Teixeira Gomes recebe, no dia 24 de junho, a apresentação do livro ‘Cosmopolitismo e rêverie’, da autoria de Maria João Cantinho, a qual estará presente.

Editada pela The Poets and Dragons Society, a obra reúne um conjunto de ensaios sobre Walter Benjamin, Hermann Broch, Paul Celan e Lou Andréas-Salomé, autores que habitam, por um lado, um tempo marcado pela visão cosmopolita e, por outro lado, pela perda da aura, sendo lançado um olhar nostálgico sobre o passado e a tradição, que se espelha no conceito de “rêverie”. Esse olhar assume particular relevo em Walter Benjamin, filósofo alemão do século XX cuja vida seria interrompida durante o período da Segunda Grande Guerra. 

O que une estes escritores e pensadores é uma visão desencantada da história e do real: se em Walter Benjamin é o olhar do melancólico que se crava na história, Hermann Broch, mítico autor de “A Morte de Virgílio”, revela-se como um pensador da estética e da literatura e incansável obreiro a favor do resgate de judeus exilados, ao passo que na figura de Paul Celan é descortinada a própria tragédia do holocausto, que haveria de ensombrar-lhe os dias até ao suicídio.

Já o ensaio sobre Lou Andréas-Salomé é essencialmente biográfico e procura dar conta da vida de uma mulher que marcou profundamente a sua época, uma filósofa e escritora livre e independente como nesse tempo era raro, e que influenciou homens tão notáveis como Nietzsche, Rilke e Freud.

Maria João Cantinho nasceu em 1963 na cidade de Lisboa, sendo doutorada em Filosofia, professora, crítica literária e ensaísta, com colaborações regulares em publicações prestigiadas, como o “Jornal de Letras” e a “Colóquio-Letras”, entre outras. 

Editora executiva da revista online Caliban, é membro integrado do Centro de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa e membro associado do Collège d’Études Juives et de Philosophie Contemporaine, além de membro da direção do Pen Clube Português, da APE – Associação Portuguesa de Escritores e da APCL – Associação Portuguesa de Críticos Literários. 

A autora tem participado em vários festivais e internacionais, destacando-se da vasta obra publicada títulos como “Asas de Saturno”, “Do ínfimo” (galardoada com o prémio Glória de Sant’Anna e Escopro e Luz em 2020), “O Anjo Melancólico: Conceito de Alegoria na Obra de Walter Benjamin”, “Walter Benjamin: Melancolia e Revolução” (galardoada com o Prémio PEN Ensaio 2020), “A Dança da Metamorfose”, “Walter Benjamin: Messianismo e Revolução” e “Cosmopolitismo e rêverie”, agora a apresentar na Biblioteca Municipal de Portimão. 

A apresentação da obra ‘Cosmopolitismo e rêverie’ tem início às 18h30.

You may also like...

Deixe um comentário