73 empresas distinguidas em Albufeira
Um total de 73 empresas foram distinguidas com os galardões PME Líder e PME, numa cerimónia que é anualmente realizada pelo Município de Albufeira, com o intuito de reconhecer e motivar as empresas do concelho.
Este ano, a cerimónia decorreu, no dia 21 de março, no “Garrafeira Soares Mixology & Education Studio”, empresa criada em Albufeira em 1983 por Maria Antónia e João Soares, primeiro como minimercado e depois como garrafeira, e que foi agraciada pelo Município de Albufeira.
A autarquia destaca que esta empresa, “sendo uma PME Líder e de Excelência, emprega mais de 300 pessoas e é detentora de 28 lojas”. Dedicada ao comércio por retalho e à venda por grosso, a Garrafeira Soares tem presença no baixo Alentejo e no litoral alentejano, por todo o Algarve, em Évora e no Porto. Paulo Soares, filho dos fundadores revelou que a empresa “tem projetos” e garantiu: “vamos crescer, para outros pontos, mas também crescer em Albufeira”.
José Carlos Rolo, presidente da câmara, enalteceu a empresa por pensar em crescer a partir de Albufeira, frisando que a mesma “está por toda a parte, continua a expandir-se, mas sem sair de Albufeira e este deve ser um exemplo para todos”, adiantando que “todos somos turismo”.
O autarca, que felecitou todas as empresas reconhecidas (43 PME Líder 2022 e 30 PME Excelência 2022), referiu querer “trazer mais desenvolvimento, mais crescimento para Albufeira, pois somos uma presença muito forte neste setor a nível nacional, com receitas e contribuições significativas para o Orçamento de Estado”, defendendo, mais uma vez, a necessidade de ser criado um Ministério do Turismo.
Quanto à cerimónia, José Carlos Rolo disse ser “um ato sem pompa, mas com circunstância, que é a do reconhecimento e de motivação para os empresários de Albufeira, com vista a trabalharem em prol de uma melhoria empresarial e social”, lembrando ainda que das 10.300 PME existentes em Albufeira, mais de 50 por cento são em nome individual.
Por seu turno, o vice-presidente da autarquia, Cristiano Cabrita, referiu que “enquanto responsável pelo pelouro do Empreendedorismo reconhecemos as nossas PMEs líder e excelência. O desempenho económico e financeiro das empresas reconhecidas é o exemplo do que queremos no nosso concelho, empresas que crescem em Albufeira e para Albufeira”.
Presentes nesta cerimónia estiveram também representantes do IAPMEI e do Turismo de Portugal, I.P., nomeadamente Vera Gomez e Elisabete Félix.
“Assistimos em Albufeira a um contraciclo, ou seja, ao passo que no resto do país o setor do Turismo está na parte final da lista, aqui, encontra-se em primeiro lugar”, disse Vera Gomez.
Elisabete Félix, por seu lado, acentuou a necessidade de se continuar a apostar na inovação: “apesar dos bons resultados, os desafios continuam e passam pela aposta na inovação e na diferenciação, para além de um compromisso em torno da sustentabilidade económica, social e ambiental”.