‘Alfaiate’ de Helena Tapadinhas vence Prémio Literário Santos Stockler
Após avaliação dos trabalhos concorrentes ao Prémio Literário Santos Stockler/2017, o júri deliberou por unanimidade distinguir o conto ‘Alfaiate’ de Helena Tapadinhas.
A decisão foi justificada pelos jurados porque a obra “reúne todas as qualidades previstas nos critérios, expressa uma notável capacidade de fixação literária de um património imaterial do concelho e revela uma profundidade que lhe confere uma evidente universalidade.” O prémio consta do valor pecuniário de dez mil euros, a que se junta a publicação do trabalho.
Para além da primeira distinção, o júri deliberou ainda atribuir seis menções honrosas, aos contos ‘Camaleão’, de Ana Maria Gonçalves, ‘A casa de Verão’, de Isabel Rio Novo, ‘A vida inteira num prato de barro’, de Carla Marisa Pais, ‘Nepomuceno na terra dos possíveis’, de David Roque, ‘Memórias fugazes’, de Paulo Morais e ‘Da permanência’, de António Conduto Oliveira.
Instituído pelo Município de Lagoa em 2016 com o objetivo de promover, defender e valorizar a língua portuguesa e a identidade e diversidade socio culturais do concelho, este prémio também visa promover e incentivar a criação literária, o gosto pela escrita e pela leitura, e, ainda, homenagear Santos Stockler, poeta, jornalista e romancista lagoense.
A cerimónia de entrega das distinções realiza-se no dia 27 de janeiro, na Quinta dos Vales, a partir das 15h30. Na oportunidade terá lugar a apresentação pública do livro que integra as duas menções honrosas atribuídas em 2016. Será ainda apresentada a edição do Prémio Santos Stockler 2018/19.
O Prémio Literário Santos Stockler é uma iniciativa do Município de Lagoa, cuja entrega dos prémios se inscreve este ano no programa das comemorações dos 245 anos da criação do concelho.