Cine-Teatro Louletano e Associação Blues a Sul promovem masterclass com Vítor Bacalhau


O Cine-Teatro Louletano, numa parceria com a Blues a Sul – Associação de Blues do Algarve, acolhe no próximo dia 13 de novembro, entre as 18h00 e as 21h00, no Auditório do Convento do Espírito Santo, em Loulé, uma masterclass com o reconhecido músico algarvio Vítor Bacalhau, a antecipar o concerto de blues com o prestigiado Jack Broadbent (23 de novembro) no Cine-Teatro, em absoluta estreia no sul do país, no qual Vítor Bacalhau atuará na primeira parte a convite deste equipamento cultural.

Depois de vários anos dedicados ao estudo da guitarra blues, o músico Vítor Bacalhau apresenta um workshop dedicado aos três “Kings” do blues: B. B. King, Freddie King e Albert King. Esta formação, que enfoca profundamente sobre os estilos dos três “Kings” do blues, tem como objetivos o conhecimento, estudo e aplicação de técnicas, linguagem musical e fraseado destes lendários guitarristas. Serão também abordados alguns factos biográficos sobre os “Kings”, as suas guitarras e amplificadores de eleição, técnicas de mão direita e a forma como as mesmas influenciaram os seus timbres, alguns “licks” que os distinguiam, e por fim será dissecado um solo completo de cada um destes guitarristas.

Este workshop com Vítor Bacalhau é indicado para guitarristas que já dominem as técnicas básicas da guitarra elétrica e que tenham experiência num contexto de improvisação na linguagem do blues. Tem um custo associado por pessoa de 15 euros, conferindo certificado de participação, e requer inscrição prévia. 

Previsto está também um workshop aberto a todos os instrumentos, a pensar sobretudo nos alunos de Música do concelho de Loulé (em parceria com o Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado e da Escola de Música da Banda Filarmónica Artistas de Minerva), ministrado pelo músico Pedro Gil em data ainda a divulgar no mês de novembro. Com uma dimensão muito prática, a formação abordará diversos conteúdos como: história do blues, formação de acordes e escalas, forma e estrutura, ritmo do fraseado. 

O Cine-Teatro Louletano é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé e está integrado na Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e na Rede 5 Sentidos.

You may also like...

Deixe uma resposta