Loulé promove seminário sobre refeições vegetarianas para crianças
A escola EB 2,3 Engº Duarte Pacheco, em Loulé, é a anfitriã da segunda edição do seminário “Planeamento de refeições vegetarianas para crianças em restauração coletiva”, que se realiza a 24 de abril.
O evento começa às 13h30 e é dirigido a diretores de escola, professores, alunos, encarregados de educação, cozinheiros e pessoal auxiliar de cozinha, não apenas afetos ao concelho de Loulé, mas de toda a região algarvia.
Além do visionamento de um pequeno documentário e intervenções em temas que apresentam as diferentes dimensões e impacto positivo que uma alimentação vegetariana tem na saúde humana e na proteção e sustentabilidade ambiental, o evento contará ainda com um workshop de cozinha e um buffet vegetariano.
A sessão de abertura marcada para as 14h00 conta com a participação da vereadora Ana Machado e do professor Carlos Fernandes, diretor do Agrupamento de Escolas. A chef de cozinha Susana Ferreira será a protagonista, logo de seguida, de um showcooking. O minidocumentário “Vegetarianos Porquê?” será exibido às 15h00, apresentando depois Elza Cunha, médica de Família da Administração Regional de Saúde (ARS), a palestra “Somos o que Comemos”.
A sessão encerra com as palestras “A educação da alimentação para a sustentabilidade”, por Nuno Silva, presidente da Associação Vegetariana Portuguesa, “Alimentação vegetariana em idade escolar”, Sandra Silva, nutricionista e coautora do “Manual de Alimentação Vegetariana em Idade Escolar”.
O encontro é encerrado pelo presidente da Câmara Municipal de Loulé Vítor Aleixo. A participação no evento é gratuita, mas tem vagas limitadas, requerendo inscrição prévia até 15 de abril. A autarquia recorda que a primeira edição deste seminário realizou-se na Escola EB1 da Fonte Santa, em Quarteira, em 2017, e resultou de um desafio que o PAN, Pessoas-Animais-Natureza, lançou à Câmara Municipal de Loulé e à Associação Vegetariana Portuguesa (AVP).
O objetivo era apoiar as escolas do concelho a materializar as diretivas do programa nacional para a promoção de uma alimentação saudável, com a disponibilização de uma opção vegetariana nas cantinas públicas. Esta segunda edição é organizada pela autarquia, apoiada pela AVP e pelo Agrupamento de Escolas Engº Duarte Pacheco.