Joaquina Matos está de volta
“Olha, a Joaquina Matos voltou para a Câmara”. Esta pode ter sido a reação de quem, há dias, ‘passou’ os olhos pela página de facebook do Município de Lagos.
Isto porque se deparou com vários textos, fotos e até um vídeo em que aparecia em posição de destaque aquela ex-autarca e atual deputada da Nação.
Mas, a mulher que geriu os destinos da autarquia até há poucos meses, afinal, ainda não se terá cansado da vida de deputada e estará longe dos seus planos voltar à base.
A sua presença naquela página de facebook deveu-se simplesmente à nostalgia de alguém, que, como este ano não se realizou a Feira Concurso Arte Doce, resolveu recordar a edição do ano passado, quando Joaquina Matos ainda era presidente da Câmara.
Andaram em escolas diferentes
O líder do PS/Algarve, Luís Graça, ficou contente com o anúncio de António Costa de que, da verba que conseguiu sacar à Europa, vai mandar 300 milhões para o Algarve.
Fez ouvir tão alto o seu agradecimento ao camarada Primeiro Ministro que foi logo convidado para discursar, enquanto deputado, no plenário, em plena sessão do Estado da Nação.
Uma reação contrária teve o seu colega
e adversário Cristóvão Norte.
As posições que sobre a matéria
expressou podem sintetizar-se,
em linguagem popular,
da seguinte forma:
Por aqui se conclui que, seguramente, os dois ilustres parlamentares algarvios aprenderam matemática em escolas e com professores diferentes.
Um abraço acelerado
Foi com grande alegria e emoção que o Algarve tomou conhecimento que o Autódromo vai acolher uma prova de Fórmula 1.
Pelo menos por uns dias, os hotéis vão estar cheios, o que é uma novidade nos tempos que correm. O impacto económico vai ser grande e a projeção mediática mundial ainda mais.
Talvez por isso, na sessão de apresentação, ninguém parecia mais entusiasmado do que a presidente da Câmara de Portimão.
Isilda Gomes, que normalmente é extremamente cuidadosa e cumpridora de todas as regras de combate ao vírus, acabou por não conseguir conter-se, acelerou em direção a Paulo Pinheiro e deu-lhe um forte e sentido abraço.
Só depois é que se lembrou que, mesmo com máscara, devia ter mantido o necessário distanciamento social. Ups…
Ir à assembleia municipal fazer sauna
Os deputados municipais de Portimão têm sido heróis.
As mais recentes sessões da Assembleia realizaram-se no Auditório do Museu de Portimão, com o ar condicionado desligado, por indicações da Direção-Geral da Saúde, por causa da covid-19.
Como se calcula, ao fim de algum tempo, o calor torna-se infernal, mas estes eleitos locais, mesmo de máscaras colocadas, aguentam estoicamente, continuam a discutir os problemas do concelho pela noite dentro e, muitas vezes, os trabalhos até são retomados no dia seguinte.
A grande vantagem é que, desta forma, fazem sauna enquanto trabalham. No fim do ano, com os quilos que derretem sob a forma de suor, os políticos portimonenses vão estar mais elegantes que nunca.
Um grande sucesso
Foi um grande sucesso a recente deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa ao Algarve.
Quer dizer, da visita não resultou grande coisa de relevante, mas sempre deu para os autarcas algarvios tirarem uma série de fotografias com o Presidente, que vão guardar para usar na próxima campanha autárquica.
Para Marcelo, a vinda à região também não foi uma completa perda de tempo, pois, apesar da agenda intensa a que se sujeitou, ainda arranjou tempo para dar uns mergulhos na praia de Quarteira.
E parece que gostou tanto da experiência que já marcou mais meia-dúzia de encontros de alto nível na região. A única condição para não desmarcar as sessões é que a água da praia se mantenha quente.
À procura de likes
Quem, nos últimos tempos, parece ter desenvolvido uma paixão assolapada pelo Facebook é o ex-presidente da Câmara de Lagoa, Francisco Martins.
O homem farta-se de aí deixar considerações filosóficas, lembrar momentos da sua vida e personagens que o marcaram. E de, ao que me pareceu, mandar uns enigmáticos recados não sei a quem.
Será que está cansado da trabalheira que dá ser adjunto da secretária de Estado Jamila Madeira? Ou é, simplesmente, porque já não consegue viver sem likes?