Lagoa escolhida para promover Concurso Nacional de Vinhos
Mais de 500 vinhos portugueses estarão em Lagoa, entre 23 e 27 de novembro, para ganhar distinções no Concurso Nacional de Vinhos. A Câmara Municipal apresentou uma candidatura para receber o evento, que está integrado no concurso europeu, e foi a escolhida, anunciou Luís Encarnação, presidente da autarquia.
“Respondemos ao convite para a candidatura e hoje estamos muito felizes por termos sido contemplados com esta responsabilidade, ao que parece de modo unânime. É mais uma forma de continuarmos a afirmar o concelho enquanto território produtor de vinhos, naquele que é um bem que faz parte da nossa identidade”, salientou o autarca.
Também José Arruda, secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), explicou ao Lagoa Informa, que estarão no concelho cerca de “40 júris, nesse fim de semana, e que estão programadas provas de manhã e visitas a adegas e quintas à tarde”. O dia 23 será, aliás, apenas dedicado aos vinhos algarvios, com o apoio da Comissão Vitivinícola.
O evento, promovido pela AMPV, antecede e está incluído nesse concurso europeu, no qual a associação já participa há 12 anos, mas que antes se chamava ‘La Selezione del Sindaco’. Será em maio de 2021 em Itália.
José Arruda destaca que “as regiões do país estão a trabalhar muito bem e há vinhos muito bons. O Algarve e os Açores eram regiões que produziam menos, mas, entretanto, deram um salto enorme em termos de qualidade, sendo hoje regiões muito interessantes e diferentes. Tem sido uma batalha da Câmara de Lagoa há muitos anos, inclusive quando em 2016 foi ‘Cidade do Vinho’, e o grande objetivo foi trazer a temática para a atualidade de novo”, esclareceu o secretário-geral.
O facto de acolher este concurso será também um apoio aos produtores que têm vindo a sofrer com a covid-19. “O setor do vinho sofreu brutalmente e no Algarve isso ainda é muito mais acentuado, porque o principal canal de distribuição aqui é a restauração e a hotelaria e ambos estiveram parados” nestes últimos meses, diz o autarca.