Ópera ‘Bastien e Bastienne’ para crianças apresentada em Lagoa

As crianças a partir dos seis anos terão a oportunidade de assistir a uma versão adaptada da ópera ‘Bastien und Bastienne’, nos dias 21 e 22 de janeiro, no Auditório Carlos do Carmo.

O espetáculo é acessível aos mais novos, estando agendadas sessões para escolas, no primeiro dia, às 11h00 e às 14h00, e sessões para o restante público, no dia 22, às 19h00.

O evento é promovido pelas associações Artis XXI e Questão Repetida e pretende ser um convite a que este público, sobretudo o mais jovem, tome contacto mais próximo com um género musical menos conhecido pela maioria da população.

A ópera de Wolfgang Amadeus Mozart foi, desta forma, adaptada, conta com a Direção Artística e Musical de Elsa Mathei, com a encenação de João de Brito, e com a participação da Orquestra D’Aquém Mar.

Num formato acessível a todas as idades acima dos seis anos, o concerto destina-se a alunos dos Ensinos Básico e Secundário, a famílias e jovens, tendo sido pensada para agradar a todas as faixas etárias, explica a organização.

“A peça caracteriza-se por uma grande simplicidade e coesão melódica”, acrescenta. Esta é uma das primeiras obras compostas por Wolfgang Amadeus Mozart, baseada na peça de Jean Jacques Rousseau, ‘Le Devin Du Village’, composta quando o pequeno autor tinha apenas 12 anos, mas já revelava um extraordinário domínio na área da composição.

‘Bastien uns Bastienne’ é uma ‘Singspiel’, uma ópera em que são alternadas árias, duetos e trios com diálogos falados, em um ato e com tradução do libreto dos Favart, por F. W. Weiskern – J. H. Muller e J. A. Schachtner.

O enredo conta a história de amor entre um jovem casal de camponeses, em que a protagonista se encontra desolada, pois acabou de perder o seu grande amor para uma nobre dama. Desesperada recorre à ajuda de um mago, Colas, que lhe dá um conjunto de feitiços mágicos e conselhos para provocar ciúmes a Bastien. Acaba por conseguir a reconciliação dos dois.

A nível cénico, o conceito plástico aborda o Barlavento algarvio e a sua contemporaneidade, criando pontos de identificação que têm como objetivo construir pontes com o público mais jovem.

As entradas estão à venda online (www.ticketline.sapo.pt). Os interessados podem obter mais informações por email (eventos@artis21.pt) ou por telefone (282 180 619).

You may also like...

Deixe um comentário