Artur Pizarro é destaque no Festival de Piano de Lagoa
Está de regresso o Festival de Piano Cidade de Lagoa, que irá decorrer durante o mês de maio com quatro concertos nos dias 8, 15, 22 e 27. Na sua terceira edição, o destaque vai para a presença do pianista Artur Pizarro, com um reconhecido percurso internacional.
O músico protagoniza o concerto de abertura do evento, a 8 de maio, às 18h30, no Auditório Carlos do Carmo, com um recital de piano solo, mas também irá orientar uma ‘masterclass’ para alunos de piano de nível avançado.
O segundo espetáculo, dia 15, às 18h30, na Igreja da Mexilhoeira da Carregação, estará a cargo do pianista de jazz Alexandre Dahmen, que apresentará uma combinação de obras musicais do cancioneiro norte-americano e obras da sua autoria, numa diversidade musical com linguagem jazzística.
Segue-se a 22 de maio, às 18h30, na Igreja de Porches, um concerto dedicado ao repertório de música de câmara. A pianista Cristiana Silva e a violoncelista Sunita Mamtani irão apresentar o recital ‘Uma viagem sonora pela paixão’, que inclui obras de L.V. Beethoven, Sergei Rachmaninov e Frederico de Freitas. Uma mostra de obras importantes para piano, enquanto instrumento que integra diversas formações de conjunto.
O concerto final do festival estará a cargo do Ensemble Artis XXI, composto por docentes do Conservatório de Artes de Lagoa e músicos convidados. Assim, a 27 de maio, às 21h00, o Auditório Carlos do Carmo será palco da interpretação da Sonata para dois pianos e percussão de Béla Bartók, um dos pilares da música do século XX. Incluirá ainda a estreia de uma obra que pretende trazer uma reflexão e uma chamada de atenção sobre a atual situação de seca severa vivida no Algarve. Trata-se de um desafio lançado à compositora portuguesa Teresa Gentil, obra especialmente encomendada para o III Festival de Piano Cidade de Lagoa.
Promovido pela Artis XXI, o programa do III Festival de Piano Cidade de Lagoa propõe desta forma diversos formatos e linguagens musicais, assegurados por pianistas com percursos relevantes no panorama nacional e internacional. Em simultâneo, o evento procura criar um espaço de diálogo para músicos residentes no território de Lagoa, tendo sempre o piano como o grande protagonista. A direção artística do evento está a cargo do pianista Jeferson Mello.
Os bilhetes para os concertos custam oito euros e estão à venda em ticketline.pt, sendo que os espetáculos na Igreja da Mexilhoeira da Carregação e na Igreja de Porches são gratuitos.
Para a comunidade
O programa do festival inclui também um conjunto de atividades destinado à comunidade, com a intenção de garantir o acesso universal às artes. Assim, irão decorrer ‘Manhãs Musicais’, com concertos em lares a cargo de Shaina Nazareth, que irá partilhar obras dos grandes mestres do piano.
‘Piano vai à Escola’ é outra iniciativa, numa oficina experimental facilitada pela compositora Teresa Gentil. Haverá ainda espaço para um ‘Concerto Pedagógico’ com estudantes do Conservatório de Artes de Lagoa.