Portimão assinala Dia Internacional da Mulher com diversas iniciativas
Portimão assinala o Dia Internacional da Mulher com um conjunto de iniciativas, nas vertentes social, cultural e desportiva.
A programação começou na segunda-feira, 6 de março, com a presença de um cabeleireiro no Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras, onde as utentes receberam tratamento especial. Para dia 7, está prevista uma sessão fotográfica com as ‘jovens’ modelos.
No Dia da Mulher, que se assinala a 8 de março, as utentes deste Centro de Convívio vão almoçar no restaurante ‘Faina’, ao passo que as senhoras do Centro de Convívio Sénior de Portimão participarão na confeção de biscoitos, a que se seguirá lanche.
A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes associa-se à efeméride e expõe a partir desta data a mostra documental ‘As Mulheres em detalhe’, que ficará patente até 25 de março. É uma exposição sobre o universo feminino na forma de objetos, adereços, peças de vestuário, entre outros.
Também estão reunidos livros inspirados nas mulheres e no seu mundo, de que são exemplos ‘O despertar de uma nova mulher: guia para uma vida feliz’, de Louise Hay; ‘O privilégio de ser mulher’, de Aldo Aluffi; ‘Homenagem à mulher’, de Helen Exley; ‘Mulheres aventureiras: portuguesas nos quatros cantos do mundo’, de Rosário Sá Coutinho ou ‘Uma mulher não chora’, de Rita Ferro.
A partir das 11h00, o Café-Concerto do TEMPO — Teatro Municipal de Portimão recebe o espetáculo ‘A mãe da noiva’, criado e interpretado por Ana Saragoça.
Destinado a alunos do ensino secundário, a peça é uma reflexão humorística sobre as muitas questões enfrentadas atualmente pelas mulheres de meia-idade, que já não estão, como dantes, no final da vida, mas prontas para viver uma segunda juventude, livres de constrangimentos e inibições.
Por outro lado, decorre até 11 de março no hall do auditório do Museu de Portimão a terceira edição do Simpósio Internacional de Pintura, que convida à exploração do tema ‘Liberdade e Mulher’.
Para o efeito, foram desafiadas quatro artistas reconhecidas internacionalmente, de diversas culturas e religiões, para interpretarem sob a forma pictórica (pintura) temas como os refugiados, a violência de género e a sustentabilidade, participando no simpósio Aseel Azizieh (Jordânia), Rasha Deeb (Síria), Toña Gomez (Espanha) e Kinga Subika (Polónia).
Iniciado no dia 6 de março, o 3.º Simpósio Internacional de Pintura de Portimão pressupõe o desenvolvimento de uma investigação artística, abstrata e contemporânea sobre o tema proposto, num formato de atelier aberto, oferecendo a oportunidade de diálogo, não só entre as artistas envolvidas, mas também à comunidade interessada, que é encorajada a participar.
Por fim, o Dia da Mulher vai, ainda, ser assinalado na aula ‘Diabetes em Movimento’, marcada para 8 de março no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, pelas três dezenas de pessoas inscritas neste programa municipal.