Qualidade e segurança ambiental das zonas balneares algarvias reconhecidas com 91 bandeiras azuis
Este verão, o Algarve vai içar 91 bandeiras azuis, das quais 85 em praias, quatro em marinas e duas em embarcações ecoturísticas. A qualidade e segurança ambiental das zonas balneares algarvias são assim reconhecidas por este galardão internacional.
O presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes, citado em nota de imprensa, refere que “a atribuição destes galardões é o reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos anos nos 13 concelhos com praias costeiras do Algarve, tanto pelo investimento na melhoria gradual das condições das praias como a crescente preocupação com a preservação da qualidade das águas balneares”.
Ao todo, o júri internacional Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) atribuiu o galardão a 394 praias, 17 portos de recreio e marinas nacionais e 21 embarcações ecoturísticas, número que coloca Portugal em 6.º lugar entre os 50 países que desenvolvem o Programa Bandeira Azul.
Segundo a ABAE, Albufeira é o município português líder em Bandeiras Azuis, com um total de 26 galardões a hastear em 25 praias e na marina local. Seguem-se Vila do Bispo (10 praias galardoadas), Loulé (10 praias e a marina de Vilamoura), Portimão (seis praias e a marina), Lagoa (seis praias), Aljezur, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António (quatro praias cada), Castro Marim e Lagos (três praias cada) e Silves (duas praias).
O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.