Município de Albufeira promoveu gala para homenagear os atletas do concelho
A 18.ª Gala do Desporto de Albufeira reuniu, na passada sexta-feira, dia 10 de novembro, 397 campeões de 13 clubes do concelho, num total de 19 modalidades desportivas diferentes.
Para receberem a medalha de reconhecimento de mérito desportivo, subiram ao palco atletas, treinadores e dirigentes desportivos. O Município aproveitou, ainda, esta oportunidade para prestar uma homenagem póstuma a Joaquim Vieira (ex-presidente da Junta de Freguesia da Guia e fundador e ex-presidente do Guia Futebol Clube) e enaltecer o percurso desportivo digno de louvor de António Colaço (presidente do FCF); Felisberto Reigado (presidente do CD Areias de S. João); Luís Neves (presidente do PC) e Ricardo Teodósio (piloto de ralis).
“A Gala do Desporto atingiu a maioridade” sublinhou o presidente da Câmara Municipal, referindo “todos os anos empenhamo-nos em fazer cada vez melhor, sempre com modelos diferentes”.
Após os momentos de convívio e registo de fotos para mais tarde recordar, junto ao painel colocado antes da entrada no Auditório, a Gala começou com a exibição de um vídeo com as melhores imagens de eventos e equipamentos desportivos do concelho.
Um dos momentos mais emotivos foi a homenagem póstuma a Joaquim Vieira, representado pela viúva, filho e nora. Na ocasião, o autarca José Carlos Rolo realçou tratar-se de “uma homenagem, justa e digna, que considerou bem enquadrada, não só por decorrer na Freguesia onde foi presidente de 2010 a 2017, mas também pela sua dimensão na área desportiva, uma vez que foi fundador e presidente do Guia Futebol Clube”.
O autarca fez referência à principal atividade económica do concelho – o Turismo -, sublinhando que a atividade é a “Joia da Coroa”, em termos desportivos. “Temos um conjunto de infraestruturas e modalidades desportivas de excelência; 42 clubes; 3100 atletas federados e 1000 não federados, empenhados em atingirem bons resultados. Por isso, a câmara investe no desporto à volta de 1,5 milhões de euros, apoio sem o qual seria impossível as coletividades desenvolverem a sua atividade. Esta verba não é por nós considerada uma despesa, mas antes um investimento nos jovens, através dos clubes”.
O presidente elogiou o trabalho dos treinadores, dirigentes, médicos e paramédicos, fisioterapeutas e demais trabalhadores dos clubes e frisou, igualmente, o papel crucial dos pais, o seu sacrifício e dedicação, para que os filhos possam treinar e chegar mais longe. José Carlos Rolo realçou as dimensões humana, social e educativa do desporto na formação dos jovens, tendo terminado o seu discurso afirmando que a Gala do Desporto é uma Festa de convívio e motivação para atletas, treinadores, dirigentes e famílias. “Não nos interessa ter apenas atletas na 1.ª Divisão Nacional; mas também atletas que consigam alcançar a 1.ª Divisão da Formação Humana”, concluiu.
Seguiu-se a homenagem a António Colaço, Felisberto Reigado, Luís Neves e Ricardo Teodósio.