Albufeira cria academia profissional para combater falta de mão de obra
A Academia Profissional do Município de Albufeira – APROMA foi apresentada, no dia 21 de março, numa reunião que contou com a presença de quatro dezenas de empresários do concelho, dos órgãos executivos camarários e da empresa ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade, que vai dinamizar e operacionalizar os cursos que vão integrar esta primeira edição.
O presidente da câmara, José Carlos Martins Rolo, considera que “numa perspetiva inovadora e que permita combater a falta de mão de obra qualificada em profissões ligadas à área da construção civil, bem como qualificar e valorizar os formandos que participem nestas ações”, a primeira edição da APROMA vai desenvolver os cursos de técnico de canalização, técnico de eletricidade, técnico de ar condicionado, técnico de pintura na construção civil, técnico de manutenção de piscinas e técnico de carpintaria, numa parceria com o ISQ, entidade com larga experiência na organização e dinamização de cursos especializados e certificados a nível nacional.
O Município de Albufeira comparticipa a inscrição nos cursos em 80% do seu valor, o que levará ao custo de inscrição de 100 euros. Os cursos vão ser realizados em regime pós-laboral, nos estaleiros municipais de Vale Pedras, de segunda-feira a sexta-feira, das 18h30 às 22h30 e ao sábado das 9h00 às 18h00, com a duração de três meses.
O primeiro curso será o de técnico de manutenção de piscinas e terá início no dia 2 de abril. Os formandos terão também alimentação gratuita ao jantar durante os dias de semana e ao almoço nos dias de formação ao sábado. No decorrer dos cursos profissionais, os formandos vão participar também na formação de DAE, integrando o Programa de Desfibrilhação Automática Externa do Município de Albufeira – PDAE, o que proporcionará uma dupla certificação aos formandos, no final dos cursos.
Para mais informações e inscrições, consulte: https://www.cm-albufeira.pt/inscricao-na-academia-profissional