José Cid encerra celebração dos 50 anos da democracia em Portimão
Falta pouco menos de um mês para o 25 de Abril, efeméride que este ano celebra meio século, mas são ainda muitas as iniciativas contempladas na programação promovida pela Câmara Municipal de Portimão.
Um dos pontos altos será um convívio popular com concerto do conhecido músico José Cid, no Portimão Arena, no dia 24, mas até essa data, haverá ainda música, dança, debates, exposições e literatura.
Assim, no dia 10, entre as 9h00 e as 18h00, o Teatro Municipal recebe o seminário ‘50 anos de Educação’, numa ação dirigida à comunidade escolar e a profissionais ligados ao ensino, mas também à restante população com interesse nesta área.
Dois dias depois, a 12, às 19h00, na Casa Manuel Teixeira Gomes, o último debate da Teia d’Ideias, no âmbito da ‘Liberdade de Partilhar Boas Ideias’ será alusivo ao ‘Ambiente e Sustentabilidade’.
Por sua vez, o dia 13 ficará marcado por duas iniciativas. A primeira é a tertúlia ‘Nós Estávamos em Portimão no 25 de Abril’, numa organização do Grupo de Amigos de Museu (GAMP), às 17h00, naquele equipamento cultural.
Já às 19h30, a antiga lota é o espaço escolhido para uma homenagem aos antigos autarcas, com reedição do livro ‘Poder Autárquico em Portimão – 50 Anos’.
Contará com um conjunto de cidadãos que vivenciaram, em Portimão, essa histórica transição da ditadura para a liberdade e para o regime democrático, explica o GAMP. Com moderação da jornalista Elisabete Rodrigues, os coronéis José Glória Alves e Carlos Branco, as professoras Madalena Gracias e Regina Serrano, José Gameiro, diretor científico do Museu, e Carlos Romão Reis, vice-presidente da direção do GAMP, recordarão aspetos relevantes dos acontecimentos ocorridos e iniciados nos dias 24 e 25 de Abril, partilhando testemunhos pessoais e memórias desta data.
Das várias ações programadas destacam-se ainda a conferência ‘Prisões e Regimes de Detenção em Portugal: Antes e Depois de 1974’, no Museu, nos dias 19 e 20 de abril, a exibição do filme ‘Mulheres de Abril’, seguida de conversa com a realizadora Raquel Freire, no mesmo local, no dia 23, às 10h00, numa sessão apenas para escolas.
Um dos momentos que suscitará alguma curiosidade será o lançamento do livro ‘O Algarve em transe e os loucos anos 60/70 em Portimão’, no dia 24 de abril, às 18h00, no Museu, e a inauguração da exposição ‘Memórias de Abril’, no dia 18, às 18h00, na Casa Manuel Teixeira Gomes, que marca o regresso do fotojornalista Marques Valentim a Portimão. O profissional já tinha estado na cidade na abertura deste programa, em 2023, com a exposição ‘E Depois do Adeus – Fotografias com História’, mostra que esteve patente no Museu. Agora apresenta um conjunto composto por diversas fotografias dos principais líderes políticos, dos Presidentes da República e primeiros-ministros.
Sessão solene na Câmara
Além da programação cultural, haverá ainda espaço para as cerimónias oficiais. Assim, no dia 24 de abril, às 15h00, será inaugurada a escultura ‘Flores de Abril’ de Santos Carvalho, na rotunda Moinhos de Maré, junto ao Parque de Feiras e Exposições de Portimão. Ainda no mesmo dia, às 21h00, no Arena, decorrerá também o concerto de encerramento das comemorações do feriado da liberdade com a atuação de José Cid.
Apesar da entrada neste concerto ser livre, é necessário levantamento prévio de bilhetes, pois o espaço tem lotação limitada. os bilhetes podem ser levantados nos locais habituais.
O dia 25 será preenchido pelo hastear da bandeira, uma arruada com largada de pombos, seguida da interpretação do hino nacional pela Banda da Sociedade Filarmónica Portimonense e da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão, na Praça 1º de Maio.
Às 10h00, dar-se-á a partida da XVIII Corrida da Liberdade, na zona ribeirinha da cidade e, trinta minutos mais tarde, o salão nobre da Câmara Municipal acolhe a sessão solene das comemorações oficiais dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, com intervenção dos representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal, bem como de Isabel Guerreiro, presidente daquele órgão autárquico, e de Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão.