Silves assinala Dia da Mãe com iniciativa desportiva e solidária
No Dia da Mãe, 5 de maio, pelas 09h30, realiza-se a 14.ª edição do Silves Tour, com partida do complexo das piscinas municipais da cidade.
Esta atividade, de cariz desportiva e solidária, é promovida pela Câmara de Silves e este ano apoiará a APPDA Algarve – Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, através das verbas angariadas no âmbito da campanha “EuAjudo!”, com a venda de t-shirts alusivas ao evento.
O Silves Tour, como habitualmente, conta com três opções de participação: a marcha-corrida (que integra o calendário regional do IPDJ), com dois percursos opcionais, sendo um de 6,5 km e outro de 11,4 km; o passeio guiado de Bicicleta / BTT, com uma distância de 20 km e grau de dificuldade médio/baixo; e a 8.ª edição da Mini Mamã, que pretende assinalar o Dia da Mãe, e que consiste numa mini caminhada de 2 km pela ciclovia da zona ribeirinha, com um programa de atividades direcionadas para toda a família, especialmente para as mães e crianças de todas as idades, podendo ser efetuada em passeio, por exemplo, com carrinhos de bebés, triciclos, bicicletas ou trotinetas, refere a autarquia
Junto ao complexo das piscinas municipais de Silves, haverá, ainda, o Espaço Mini Mamã, onde os mais novos, as mães e toda a família poderão desfrutar de diversos jogos, gincana de bicicleta e aulas de grupo.
As t-shirts poderão ser adquiridas antecipadamente no Complexo das Piscinas Municipais de Silves, Juntas de Freguesia do concelho e na sede da APPDA Algarve, ou no local no dia do evento, tendo um custo associado de 6 euros (tamanho de adulto) e de 4 euros (tamanho de criança).
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória (para efeitos de seguro desportivo) no portal do Município https://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=21060, ou no local. No passeio de bicicleta o uso de capacete é obrigatório.
Entretanto, a autarquia continua a dinamizar a campanha “Lixo Zero 0 – Ambiente 100”, uma iniciativa que pretende sensibilizar todos os participantes para a necessidade de redução do lixo e diminuição da sua pegada ambiental, sendo solicitado a cada participante que traga a sua garrafa/cantil para que, durante a prova, a organização possa reenchê-la.