“Mercado de Culturas… à Luz das Velas” no convento e ruas de Lagoa
O “Mercado de Culturas… à Luz das Velas” volta a animar, de 4 a 7 de julho, a cidade de Lagoa, decorrendo no Convento de São José e ruas circundantes. A entrada é livre.
“Ao longo de quatro noites, mais de 60 artesãos de várias culturas e religiões do mundo irão conviver em harmonia, e mostrar aos milhares de visitantes as suas tradições, sabores e artes”, refere a câmara.
Este evento cultural está na sua 9ª edição e terá como temática cultural “TradiSons Ibéricas”.
As músicas tradicionais de raiz estarão em destaque com a presença de grupos de música e dança de diferentes regiões da Península Ibérica: Deira – música folk da Galiza e Astúrias; Milo Ke Mandarini – música folk de Castilla – La Mancha e Extremadura; Estampa Flamenga – Cuadro flamenco de Cádis; Emilio Villalba & Sara Marina – música medieval da Península Ibérica; Al Mouraria – música tradicional portuguesa e fado; Faro Corrido – grupo de fado tradicional; Brasa Doirada – música tradicional do Alentejo; Helena Madeira – música tradicional portuguesa; e Gigantones & Zés Pereiras – grupo de animação itinerante proveniente de Braga.
A sala de exposições do Convento de São José irá receber uma exposição de “Máscaras Ibéricas”, do distrito de Bragança e da província de Zamora (Espanha).
Como é hábito neste evento cultural, mão faltará a gastronomia: os claustros do Convento de São José irão converter-se numa Taberna Ibérica, com petiscos e tapas de Portugal e Espanha.
Diariamente às 20h30 iniciar-se-á o acendimento de milhares de velas, com as quais serão desenhados dezenas de símbolos que pretendem dar a conhecer as tradições, gastronomia e história da Península Ibérica, posicionados nas entradas e nos meandros do mercado, constituindo um espetáculo de beleza visual.