Dispositivo da Proteção Civil de Portimão mobilizado para eventos de verão

Um dispositivo de prevenção, coordenado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) e composto por mais de uma centena de operacionais, tem vindo a garantir a segurança dos principais eventos realizados em Portimão.

A câmara refere que este dispositivo foi ativado durante a Noitada Portimão 2024 – Festival de Luz, Arte e Cultura, que nos dias 26 e 27 de julho decorreu simultaneamente em vários espaços da cidade, e por ocasião do Festival da Sardinha, que animou a zona ribeirinha de Portimão entre 30 de julho e 4 de agosto, seguindo-se desta quinta-feira até sábado, 10 de agosto, o Festival Mar me Quer, que também se realiza na zona ribeirinha da cidade.

Portimão acolhe ainda de amanhã a 11 de agosto o Campeonato Mundial de Superbikes, prova que se prevê levar ao Autódromo Internacional do Algarve um grande número de adeptos dos desportos motorizados. O evento contará com um dispositivo dedicado, composto por 13 ambulâncias de vários corpos de bombeiros e da Cruz Vermelha Portuguesa e um veículo de combate a incêndios, sendo assegurado pelo SMPC o apoio logístico às operações. 

A edilidade afirma que o dispositivo de segurança em vigor foi articulado com todos os agentes de Proteção Civil e as entidades cooperantes, entre as quais a Autoridade Marítima Nacional, o Corpo de Bombeiros de Portimão, a Delegação de Portimão da Cruz Vermelha Portuguesa, a Polícia de Segurança Pública, a Polícia Marítima e a empresa de segurança privada PSG.

O Posto de Comando Operacional, que se encontra instalado na zona ribeirinha de Portimão, garante “uma resposta ágil e a coordenação de todas entidades envolvidas, estando em permanente articulação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) através do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve e com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU)”, frisa a edilidade .

Além disso, adianta a câmara, “existe todo um trabalho realizado pela proteção civil municipal, com especial incidência na avaliação do risco de incêndios rurais, cuja probabilidade aumenta significativamente nesta época do ano”.

Nesse sentido, encontram-se de prevenção duas equipas de combate a incêndios florestais dos bombeiros, uma das quais pré posicionada no Destacamento Sazonal da Senhora do Verde, contando ainda o Município de Portimão com uma equipa logística de apoio ao combate, assim como uma Equipa de Reconhecimento e Avaliação da Situação (ERAS), além de três máquinas de rasto. 

Já no Aeródromo Municipal de Portimão, mantem-se em prontidão, desde as 08h00 até ao pôr do sol, uma equipa de Salvamento Básico de Luta Contra Incêndio (SBLCI) composta por cinco elementos, a que se junta um operador de telecomunicações, que operacionaliza o Centro de Meios Aéreos (CMA).

No âmbito da Emergência Médica Pré-Hospitalar, Portimão conta desde 1 de julho com o reforço de um motociclo de emergência, na sequência do protocolo estabelecido entre o INEM e os Bombeiros de Portimão.

Para além disso, o SMPC tem instalada e em prontidão na Escola Júdice Fialho a Base de Apoio Logístico, para dar resposta adequada a qualquer evento significativo que possa ocorrer no concelho.

Mantém-se ainda em estado de prontidão no apoio aos eventos, bem como à Autoridade Marítima, a embarcação de socorro adquirida pelo Município e que se encontra ao serviço dos Bombeiros locais.

Por sua vez, desde 1 de junho a 15 de outubro, a equipa de Sapadores Florestais responde pela vigilância no espaço rural do concelho em todos os dias da semana, sem exceção, estando devidamente preparada para prestar apoio a eventuais operações de combate a incêndios florestais.

You may also like...

Deixe um comentário