1º Encontro Sobre a Idade Maior – Viver Bem, Sem Idade em Portimão
A Câmara de Portimão promove no próximo dia 7 de outubro o 1º Encontro Sobre a Idade Maior – Viver Bem, Sem Idade, no museu da cidade. Serão abordadas diversas temáticas relacionadas com a vivência das pessoas de mais idade.
Este primeiro encontro, inserido nas comemorações de “Outubro, Mês da Pessoa de Idade Maior”, tem como temática central o combate ao isolamento social, que será abordada por vários oradores convidados, havendo ainda uma vertente prática, através da realização de ‘workshops’.
A sessão de abertura, marcada para as 09h30, estará a cargo do presidente da Câmara de Portimão, Álvaro Bila. Segue-se a apresentação do programa de capacitação “Eu Sou Digital”, ferramenta de inclusão que está a ser desenvolvida no Centro de Convívio Sénior de Portimão e que possibilita às pessoas de idade maior navegar na internet, aceder ao email, utilizar redes sociais e compreender normas de privacidade e segurança, de forma simples e gratuita, ao ritmo de cada um.
A Associação Mais Proximidade, representada por Maria João Xavier, trará à discussão a sua missão de combate à solidão e ao isolamento entre as pessoas de idade maior, realçando a importância de construir redes de apoio que contribuam para uma melhor qualidade de vida.
Na área do bem-estar físico, o professor de yoga Aristeu Lacerda conduzirá a sessão “Yoga Sénior – Yoga Suave, Yoga na Cadeira, Yoga do Riso”, apresentando técnicas adaptadas às necessidades dos seniores, enquanto o fisioterapeuta Joel Fernandes abordará a “Promoção da Longevidade de Movimento”, destacando a importância de manter a capacidade de se deitar e levantar do chão como um fator essencial para uma longevidade ativa.
Por sua vez, o professor de Educação Física Vasco Coelho abordará a relevância da atividade física para a saúde das pessoas maiores de idade.
Durante a tarde, os participantes terão ao dispor workshops práticos, dinamizados pelos especialistas participantes, estando previstas sessões de exercício físico, yoga e fisioterapia, no sentido de promover o bem-estar e a qualidade de vida.
As inscrições, sujeitas à lotação do auditório do Museu, podem ser feitas desde já, e até 2 de outubro.