Portimão promove iniciativas para assinalar Dia Municipal para a Igualdade

Estão programadas diversas iniciativas em Portimão, entre os dias 24 e 26 deste mês, para assinalar o Dia Municipal para a Igualdade.

A programa comemorativo da efeméride, que se assinala a 24 de outubro, arranca com o hastear simbólico da “Bandeira Arco-íris”, oferecida ao Município de Portimão pela Associação Xis, numa cerimónia marcada para as 9h30 no edifício da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes.

De seguida, o mesmo espaço acolhe o workshop de desenvolvimento pessoal ”Vejo-te – Capacidade de Reconhecer quem é o outro e a sua história“, a cargo da formadora Silvia Abreu, presidente da Associação Tocar n´Alma.

De inscrição gratuita e obrigatória, limitada à lotação da sala, os interessados deverão manifestar o seu interesse em participar no workshop através do email saude.cidadania@cm-portimao.pt

Na tarde desse dia, a partir das 14h30, a Associação Xis realiza uma sessão na Biblioteca Municipal de Portimão para explicar o significado das cores da Bandeira Arco-íris, abordando o tema da igualdade.

O ISMAT -– Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes também se associa ao Dia Municipal para a Igualdade, com o debate Conciliação Trabalho-Família e Família-Trabalho: perspetivas, desafios e benefícios”, marcado para as 18h30 nas instalações do instituto.

O dia 25 de outubro será marcado por ações de sensibilização sobre a deficiência visual destinadas a alunos e professores das escolas 1º Ciclo do concelho, que terão lugar das 10h30 às 12h30 e entre as 14h00 e as 16h00.

Esta atividade, dinamizada pela ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, irá focar o sistema de escrita tátil Braille, utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão.

Por fim, a partir das 10h30 de 26 de outubro os Cinemas Algarcine receberão a exibição de uma curta-metragem sobre a igualdade, primeira produção da Oficina de Cinema que, com o patrocínio da Câmara de Portimão, está a ser ministrada pela realizadora Carolina Ventura, em resposta a um desejo manifestado por jovens do Clube dos Filósofos Vivos da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes (ESMTG), que é orientado pelo professor Carlos Café.

Frequentada por 12 jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos, esta oficina é distribuída por doze sessões que vêm decorrendo na Loja Ponto JÁ.

Segue-se a mesa-redonda “A Igualdade em Debate”, com a participação da realizadora Carolina Ventura, do professor Carlos Café e de Maria José Moura e Natividade Coelho, representantes da CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, ficando a moderação a cargo da estudante Inês Vilhena, em representação do Clube dos Filósofos Vivos.

You may also like...

Deixe um comentário