Rotary Club doa material ao Centro de Saúde de Lagoa
O Centro de Saúde de Lagoa passou a estar dotado de melhores condições para servir os utentes a partir de 30 de outubro, depois da doação de equipamento médico por parte do Rotary Club Internacional de Lagoa, que incluiu um eletrocardiógrafo, duas balanças pediátricas e um bisturi elétrico.
“Hoje é um dia muito importante, no qual recebemos a oferta de material que vai ajudar a melhorar a prestação de serviços aos utentes”, afirmou ao Lagoa Informa o médico Dário Perdigão, coordenador da Unidade de Saúde Familiar Algar de Lagoa, na cerimónia de entrega, explicando a utilidade de cada um dos instrumentos.
“Havia a necessidade extrema de um eletrocardiógrafo, que é um instrumento de avaliação da parte cardíaca. Algum utente que chegue cá com uma dor no peito, com uma suspeita de enfarte do miocárdio, é fundamental que exista um eletrocardiógrafo a funcionar. Antes não o tínhamos e ficávamos só com a suspeita, pelo que tínhamos de chamar o INEM e perder tempo na ida para o hospital e com isto podiam perder-se vidas. Por outro lado, tendo em conta que a resposta dos convencionados é parca, vamos poder agora proporcionar aos nossos utentes, através de marcação, a realização de eletrocardiogramas”, explica o responsável.
“Em relação ao bisturi elétrico, temos um projeto de realização de pequenas cirurgias de apoio ao hospital, principalmente ao nível da dermatologia, onde a resposta hospitalar é escassa. A nossa intenção é iniciar um processo de pequena cirurgia para ajudar a população residente. Depois, no Centro de Saúde de Lagoa somos seis médicos e seis enfermeiras e, muitas vezes, temos três ou quatro a fazer consulta de saúde infantil e só tínhamos, até agora, uma balança a funcionar. As enfermeiras tinham de andar a percorrer o centro de saúde a levar a única balança que existia a cada um dos gabinetes. Agora esse problema fica resolvido”, acrescentou.
“Estamos muito gratos por esta oferta e agradecemos do fundo do coração aos rotários de Lagoa”, salientou Dário Perdigão.
Rotários satisfeitos
Na cerimónia de entrega do material, que se realizou numa sala do Centro de Saúde, os rotários de Lagoa estiveram representados por três elementos: Franco Pasotto, vice-presidente da entidade, Nicole Lanier e Tiziana Rovelli, atuais membros do clube, todos de origem francesa, e que têm sido alguns dos dinamizadores dos rotários no concelho.
“Para nós é um honra ajudar o Centro de Saúde. Os princípios dos rotários passam por estar presentes e servir a comunidade. Estamos aqui para ajudar e preparar o futuro para fazermos mais por este concelho. Estamos felizes por esta equipa de médicos ter agora melhores condições para ajudar as pessoas”, afirmou Franco Pasotto.
“Todos os anos temos projetos em áreas ligadas à saúde, ambiente, crianças ou idosos. Estamos a conversar com a Câmara Municipal para trabalharmos em conjunto para podermos ajudar mais”, revelou o dirigente rotário.
Saúde e Câmara em peso
Este foi um momento importante e a cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal Luís Encarnação e da ‘vice’ Anabela Simão, mas também de Paulo Morgado, presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve, Rubina Correia, diretora clínica da Unidade Local de Saúde, e dos médicos Dário Perdigão, Ponces de Carvalho, Mónica Lopes, Paulo Santos e Jorge Cunha.
Neste processo, devido a imperativos de legislação, o material teve de ficar propriedade da Câmara Municipal, uma vez que não era possível fazer uma doação direta dos rotários ao Centro de Saúde.
“Em nome do município de Lagoa deixo um agradecimento sincero ao Rotary Club de Lagoa por esta oferta. Somos uns felizardos por contar com esta ajuda. Sabemos que a Câmara tem responsabilidades nesta área, mas é bom contar com o apoio dos rotários. É ótimo quando a comunidade se envolve para melhorar os cuidados de saúde primários”, afirmou Luís Encarnação, revelando que as obras no Centro de Saúde de Lagoa irão mesmo avançar.
“Temos uma boa notícia, pois o concurso público para as obras no Centro de Saúde de Lagoa teve vários concorrentes, estamos na fase do relatório e em breve será adjudicado. Esperamos que as obras avancem no decorrer do próximo ano, para a ampliação deste espaço e para a concretização de pequenos pormenores que o Dr. Dário Perdigão solicitou, os quais se conseguiram enquadrar nesta intervenção”, revelou o autarca, prometendo mais melhoramentos noutras infraestruturas.
“Não vamos ficar só por aqui e temos a noção que temos de intervir na extensão do Parchal e que é necessário deslocar o centro de saúde de Ferragudo. Sei que também é preciso intervir em Estômbar e Carvoeiro. A mensagem que quero deixar é a disponibilidade da Câmara em trabalhar para melhorar a prestação dos cuidados de saúde no concelho”, sublinhou o autarca.