Ferragudo comemorou 25 anos de vila
Uma tertúlia com poetas da terra e uma homenagem a autarcas marcaram as comemorações dos 25 anos de elevação de Ferragudo a vila, a 1 de novembro, numa cerimónia liderada pelo presidente da Junta de Freguesia Luís Alberto e que contou com a presença de Luís Encarnação, presidente da Câmara, e Águas da Cruz, presidente da Assembleia Municipal.
‘Tertuliando com os nossos Poetas’ contou com nove autores locais, que declamaram poesia, destacando o imaginário ferragudense. Susana Neves, Ernesto Cosma, Isabel Santos, Augusta Correia, Álvaro Martins, David Roque, Dina Silvério, Guilherme Henriques, Honorata Reis, Maria Coelho, Maria José Damião, Rosa Maria não faltaram ao convite e participaram neste momento marcante da sua vila.
Luís Alberto sublinhou “a importância dos poetas e autarcas eleitos desde 1976, celebrando a cultura local” e o facto de ser a primeira vez que são homenageados os presidentes de Junta e de Assembleia de Freguesia eleitos democraticamente depois de 1976.
Após a tertúlia, seguiu-se a entrega de placas comemorativas aos seus participantes, aos ex-presidentes da Assembleia e Junta de Freguesia, aos funcionários e associações da freguesia, bem como foi prestada uma singela homenagem ao falecido autarca de Junta de Freguesia e Assembleia Municipal, Carlos Alvo.
Entre os autarcas homenageados estiveram ainda Valério Natal, Luís Veríssimo, Anabela Simão e Luís Alberto (ex-presidentes de Junta), além de Hélder Reis Neves, Vítor Lourenço, Artur Simão, Aníbal Almeida, Maria Quaresma Ricardo, Agostinho Custódio, Arnaldo Leote, Jorge Páscoa, José Cristina, Miguel Cristina, Susana Fachadas, Sónia Silva.
O dia contou ainda, logo pela manhã, com a habitual cerimónia do hastear da bandeira, que contou com a presença do CNE Agrupamento 413 Marítimos de Ferragudo, bem como do executivo da Junta de Freguesia e do presidente da Câmara Luís Encarnação e da vereadora da autarquia Ana Martins.
As necessidades
Durante a cerimónia, o presidente da Junta de Freguesia recordou que “o desenvolvimento da vila continua a necessitar de habitação em regime de renda controlada para as famílias que aqui se queiram fixar, pois o projeto anterior de custos controlados serviu essencialmente para comercialização e especulação imobiliária não tendo servido Ferragudo”.
“É bem-vindo mais estacionamento, tal como a requalificação dos abrigos da comunidade piscatória, uma nova extensão do centro de saúde, bem como a tão adiada sede dos escuteiros de Ferragudo, projetos estes já orçamentados e que aguardam a sua implementação no terreno”, afirmou Luís Alberto, destacando “a necessidade de aumentar a mobilidade e sobretudo requalificar a baixa”.
Na sua intervenção, Luís Encarnação, presidente da Câmara de Lagoa, elogiou a iniciativa, reconheceu as necessidades da vila e mostrou o seu “compromisso em apoiar” a concretização destas ideias e projetos, alguns já no terreno.