Portimão celebra Dia da Cidade com ‘olhos postos’ no futuro

O passado, o presente e o futuro marcam as comemorações oficiais do centenário do Dia da Cidade, assinalado a 11 de dezembro. Assim, serão vários os momentos altos previstos para os próximos dias.

Um dos destaques será a exposição ‘Portimão 2034 – O Futuro em 100 Projetos’, patente no edifício Al-Faghar a partir do feriado municipal. A mostra apresenta uma visão inspiradora do futuro, projetada em cem iniciativas que pretendem moldar a próxima década, a nível da “regeneração urbana, sustentabilidade ambiental e inovação social”, refere a Câmara Municipal. “Desde a revitalização do centro histórico às novas funções das zonas ribeirinhas, os visitantes poderão descobrir iniciativas que priorizam a inclusão, o bem-estar e o crescimento sustentável”, acrescenta a autarquia.

Outro dos destaques terá lugar no dia 14 de dezembro com a inauguração do Jardim Gonçalo Ribeiro Telles, que passa a ser um novo espaço verde e de lazer, com vegetação autóctone de baixa necessidade hídrica, junto ao Mercado Municipal, com uma área de 12 hectares.

Não faltará ainda a atribuição de títulos honoríficos a cidadãos que se notabilizaram pelo contributo nas áreas social, serviço público, associativismo e cultura, e que terá lugar no dia 11.
 
Eventos para todos os gostos
A programação arrancou no dia 1 de dezembro, mas ainda há muitas atividades agendadas. É o caso da celebração do Dia Municipal do Voluntariado, esta quinta-feira, dia 5, com a realização de uma conversa aberta destinada à partilha de experiências nesta vertente social, bem como a apresentação da nova plataforma nesta área e da proposta do regulamento do novo Prémio Municipal do Voluntariado. 
  
Querubim Lapa regressa à cidade natal
O destaque do dia 7 será às 17h00, com a inauguração da exposição ‘Querubim Lapa: Pintura e Cerâmica’ no Museu, que ficará patente até 27 de abril. A mostra, com curadoria de Sofia Nunes, evoca o centenário do artista, natural de Portimão, que desenvolveu uma vasta obra, muito significativa para a arte moderna em Portugal.

O artista distinguiu-se pela dupla faceta do seu trabalho, num constante diálogo entre pintura e cerâmica, que a mostra organizará em sete núcleos, dispostos cronologicamente nos dois pisos do equipamento cultural.

Cultura, desporto, missa e homenagem
No âmbito da programação artística criada pela cooperativa cultural ‘Lavrar o Mar’ para celebrar o centenário da elevação de Portimão a cidade, o Parque de Feiras e Exposições recebe nos dias 7, 8, 13, 14 e 15 de dezembro a performance ‘Terces’, protagonizada pelo artista circence Johann Le Guillerm, vencedor de diversos prémios internacionais. Como viver num mundo em movimento perpétuo é a questão levantada neste laboratório visual instalado numa tenda de circo, onde as máquinas trabalham sozinhas.

No dia 8, a partir das 10h00, há ainda a celebração da missa solene em honra de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portimão, a que se seguirá uma procissão por algumas ruas da cidade, a partir da Igreja Matriz, com a presença do bispo do Algarve D. Manuel Neto Quintas.

 No mesmo dia, às 10h00, a Tapada da Penina será o ponto de partida para a ‘Marcha Corrida Dia da Cidade’, com dois percursos, um de cinco quilómetros e outro de sete.

O dia seguinte, a partir das 15h00, no salão nobre da autarquia, será reservado à homenagem dos professores que se aposentaram durante o ano letivo 2023/2024, seguindo-se, às 18h00, no Museu, o lançamento do álbum ‘Portimão – 100 Anos, 100 Fotografias’, de Carlos Osório.

Já no dia 13 de dezembro será o lançamento do livro ‘A Máquina de Guerra de Putin’, de João Porfírio e Rui Pedro Antunes, que terá lugar, às 18h00, na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes.

No dia anterior ao feriado, 10 de dezembro, serão apresentados os projetos do Orçamento Participativo Jovem – Portimão 2024/2025 e terá lugar, às 21h00, no Teatro Municipal, o concerto comemorativo do 100º aniversário da cidade, intitulado ‘Gente Singular’, da autoria de Bernardo Sassetti, estreado em 2010, por ocasião das comemorações dos 150 anos do nascimento de Manuel Teixeira Gomes. Agora, será reposto com Francisco Sassetti no piano e Filipa Pais na voz, acompanhados pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa, sob direção do maestro Vasco Pierce de Azevedo.

Dia da Cidade 
O feriado municipal, por sua vez, arranca, às 9h00, no Largo 1º de Maio, com o hastear da bandeira, onde participam a Banda da Sociedade Filarmónica, a Fanfarra da Associação de Bombeiros Voluntários, a Sociedade Columbófila, a PSP, a GNR, a Polícia Marítima – Capitania e a Associação de Fuzileiros do Algarve, sendo o hino nacional interpretado pela cantora Joana Pires.

Segue-se a sessão solene, às 10h00, no salão nobre, na qual estão previstos os discursos de Isabel Guerreiro, presidente da Assembleia Municipal e de Álvaro Bila, presidente da Câmara, sendo depois atribuídos títulos honoríficos a dez cidadãos que se distinguiram pelo seu contributo para a sociedade, um dos quais será entregue, a título póstumo, a Paulo Pinheiro. O empresário será homenageado com a Medalha de Honra do Município e o título de cidadão benemérito.

A partir das 14h30, realiza-se uma outra sessão especial de atribuição de medalhas comemorativas do centenário da cidade a figuras que desempenharam cargos políticos, funções em associações e coletividades, lojas e estabelecimentos comerciais, num ato de reconhecimento do papel que tiveram para o progresso e desenvolvimento de Portimão. 

Entre as 12h00 e as 19h00, a Praça 1º de Maio recebe a instalação itinerante ‘La Transmutante’, a cargo de Johann Le Guillerm, que utilizará 450 barrotes de madeira de três metros de comprimento, dez manipuladores e um mestre de obras.  

O dia culmina com a inauguração da exposição ‘Portimão 2034 – O Futuro em 100 Projetos’, às 17h30, no edifício Al-Faghar, e com o cantar dos parabéns, às 19h00, na Praça da República, com corte do bolo de aniversário.
A programação completa pode ser consultada online (tinyurl.com/mpawnrxm).

You may also like...

Deixe um comentário