Congresso Internacional de Citrinos é no Algarve em 2032
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve congratula-se com a escolha da região para acolher o Congresso Internacional de Citrinos em 2032.
A decisão foi votada no congresso deste ano, que decorreu na Coreia do Sul, fruto de uma candidatura apresentada pela Universidade do Algarve, CCDR Algarve e AlgarOrange (Associação de Operadores de Citrinos do Algarve).
O Congresso Internacional de Citrinos, que se realiza de quatro em quatro anos, contará com a participação de centenas de investigadores, técnicos e empresários da área da citricultura, sendo um dos maiores eventos do mundo ao nível das temáticas ligadas ao agroalimentar. O próximo decorrerá em 2028, na Sicília, em Itália.
O Algarve é a principal região produtora de citrinos em Portugal, com cerca de 88 por cento da produção do país. Para além de abastecer o mercado nacional, os citrinos produzidos na região são dos frutos mais exportados pelo nosso país. Em 2023, as exportações ultrapassaram os 197 milhões de euros, mais 10,4 milhões do que no ano anterior.