Festival Baltum celebra Património e Identidade de Albufeira

A primeira edição do Festival Baltum acontece entre os dias 24 e 27 de julho, na zona histórica da cidade de Albufeira. O evento pretende valorizar o património cultural local, e conta com um cartaz encabeçado por Gisela João, Tito Paris, Orquestra Ligeira do Exército com Kátia Guerreiro, e os Les Fo’Plafonds. Na sessão de apresentação do Festival promovido pelo município de Albufeira, o presidente do executivo, José Carlos Rolo,  explicou que o objetivo passa por “celebrar a identidade local, e dar a conhecer o património histórico e cultural de Albufeira”. 

O Festival Baltum é a nova aposta do Município de Albufeira. O evento realiza-se pela primeira vez entre os dias 24 e 27 de julho, e propõe como mote ‘Celebrar e (Re)Descobrir Albufeira’. O Festival recupera a designação de Albufeira  durante o período romano, e tem como objetivo surpreender os visitantes em cada rua e recanto da cidade. Para  isso, conta com um programa extenso e diverso, que leva a 19 pontos espalhos pela cidade vários concertos de música, bem como performances e instalações artísticas. A entrada é gratuita. 

A primeira edição do Festival Baltum foi apresentada no passado dia 24 de junho, no Miradouro do Pau da Bandeira. Foi lá que se ficou a conhecer o programa completo do evento, que traz até Albufeira nomes de referência no panorama musical. A encabeçar o cartaz estão artistas como Gisela João (24), Orquestra Ligeira do Exército com Katia Guerreiro (25), Tito Paris (26), e ainda os franceses Les Fo’Plafonds (27) – que atuam pela primeira vez em solo nacional. 

As atuações dos cabeças de cartaz decorrem na Praça dos Pescadores, que vai ser um dos muitos locais a receber  atuações. Destaque ainda para a Igreja de S. Sebastião, que acolhe a dupla galega Caamaño&Ameixeiras (24), a artista  ucraniana Ganna (25), os DJs portugueses Beatbombers (26), e fecha com a atuação de Emmy Curl (27). A sessão de apresentação do Festival Baltum contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Albufeira. José Carlos Rolo explicou que o objetivo passa por “celebrar a identidade local, e dar a conhecer o património histórico e cultural de Albufeira”. O autarca mostrou-se confiante no sucesso da primeira edição do  evento, que “é mais uma prova de que Albufeira tem hoje um cartaz cultural de referência”. A apresentação do programa completo ficou a cargo da Chefe de Divisão de Turismo, Desenvolvimento Económico e Cultural do Município de Albufeira, Carla Ponte. Antes de passar em detalhe pelos vários momentos do programa, a dirigente explicou que o evento vai procurar “mostrar uma Albufeira que nem sempre se conhece, e surpreender as  pessoas”.  

A primeira edição do Festival Baltum acontece entre os dias 24 e 27 de julho, na zona histórica da cidade de Albufeira. Além de atuações musicais, o evento conta com várias outras atividades, com destaque para o artesanato, artes de rua e instalações multimédia. Durante o Festival, vários equipamentos municipais vão estar abertos ao público, de forma gratuita.  

You may also like...

Deixe um comentário