Antigo espaço de Verão do ‘jet set’ foi demolido

Texto: Jorge Eusébio


Em tempos, teve fama, sucesso, protagonismo nacional e multidões à porta. Com o passar dos anos, perdeu a chama, degradou-se e agora foi demolido por razões de segurança pública.

Este Verão, a Praia da Rocha tem um ‘bocadinho’ mais de espaço disponível do que era hábito. Isto porque o Apoio de Praia da Unidade Balnear número 12 que, em tempos ganhou fama nacional sob o nome Sasha Beach Club, foi demolido pela Câmara, por razões de segurança pública.

Situado em pleno areal, bem perto da Fortaleza de Sta. Catarina, foi, a partir de 2006, o espaço noturno de eleição do jet set nacional que vinha ao concelho no mês de agosto. As suas festas, famosas a nível nacional, levavam a que multidões fizessem autênticas romarias àquela zona da Praia da Rocha, mesmo sabendo que acabaria por não conseguir entrar.

O sucesso foi tão grande que, em 2009, o empresário Luís Evaristo, que explorava o espaço, pensou em levar a marca a um outro patamar, tendo publicamente assumido que estava em negociações para a construção de um hotel, o que acabou por não acontecer.

Apesar do brutal sucesso e mediatismo de que gozou, a primeira ‘vida’ deste espaço não terminou da melhor maneira. O empresário acabou por não cumprir, na íntegra, os compromissos financeiros que tinha com a autarquia, que o tomou de volta.

Depois de algum tempo de indefinição, o conceito foi alterado e transformou-se numa espécie de escola hoteleira. Mais tarde, recuperou o ADN das badaladas festas noturnas, passando pelas ‘mãos’ de várias empresas, entre as quais a Media Capital, que, ao longo de vários anos, ali promoveu as ‘Summer Sessions’, que levaram a que o espaço recuperasse algum do protagonismo de outros tempos.

Mas, a par com a fama, conviveu com polémicas relacionadas com as queixas de moradores na zona devido ao ruído excessivo que diziam provocar e, em determinada altura, com as de empresários da noite, que o acusavam de concorrência desleal.

O último capítulo do espaço iniciou-se com a entrega da sua exploração, por concurso público, a mais uma empresa privada, em 2017, tendo voltado a funcionar, agora sob a marca Blanco Beach Club.

Concluído o prazo da concessão, a Câmara de Portimão avançou, no final de maio, com a sua demolição, a qual ficou concluída no dia anterior à ida de António Costa à Praia da Rocha ‘inaugurar’ a época balnear.

A autarquia justificou a demolição como uma operação no âmbito da Proteção Civil, devido ao “elevado estado de degradação daquele espaço” que o transformava num “perigo para a segurança de pessoas que ali circulam”.

You may also like...

Deixe um comentário