APAL aprova Plano de Atividades e Orçamento para 2026

A Agência de Promoção de Albufeira (APAL) aprovou o Plano de Atividades e Orçamento para 2026, em Assembleia Geral realizada na quarta-feira, 17 de dezembro, no auditório Jack Petchey, no edifício da AHETA.

Sob o lema ‘Albufeira – um Destino em Evolução’, o Plano de Atividades define como principais objetivos o reforço da marca ‘Albufeira’, a captação de novos associados, a implementação de novas estratégias de comunicação, o aumento do investimento em marketing digital, bem como a promoção da sustentabilidade e da responsabilidade social.

O documento aprovado inclui um conjunto diversificado de ações promocionais ao longo do ano. Entre as iniciativas previstas destacam-se a realização de workshops e roadshows em Sevilha, Porto, Bristol (em ação promovida pela Jet2holidays), Paris, Nova Iorque e Boston.

No âmbito da participação em feiras e eventos promocionais, a APAL marcará presença na FITUR, em Madrid, na BTL, em Lisboa, e no Salão Mundial de Turismo, em Paris. O Plano contempla ainda a organização e apoio a ‘fam trips’ e ‘press trips’ direcionadas aos mercados alemão, irlandês, do Reino Unido e dos países nórdicos.

“O reforço da promoção online e o desenvolvimento de campanhas digitais dirigidas a mercados específicos constituem igualmente uma aposta estratégica da APAL, com o objetivo de promover produtos, épocas específicas do ano, oportunidades e promoções do destino. Mantém-se também o apoio ao programa de Fim de Ano, no qual a APAL tem sido parceira ao longo dos anos”, acrescenta ainda a Agência em nota de imprensa.

Durante a sessão, o presidente da Direção Desidério Silva fez um balanço dos três anos de atividade dos atuais órgãos sociais, destacando, entre outros aspetos, o crescimento de cerca de uma centena de associados, chegando atualmente aos 255. O dirigente sublinhou que as atividades propostas no Plano foram amplamente debatidas e escrutinadas pelos associados, que participaram ativamente na sua elaboração ao longo de vários meses.

O orçamento da APAL para 2026 ronda os 360 mil euros, sendo cerca de metade proveniente de quotas e contribuições do setor privado, e o restante resultado do apoio do município de Albufeira. Desidério Silva referiu ainda que realizou várias reuniões com o presidente da Câmara Municipal, com o objetivo de alinhar estratégias que melhor sirvam os interesses da associação e os seus propósitos.

O município de Albufeira esteve representado na Assembleia pelo vice-presidente Jorge Carmo e pela vereadora com o pelouro do Turismo Cristina Corado, que integrará as próximas reuniões da Direção em representação da autarquia.

A autarquia ainda que José Carlos Rolo, presidente da Assembleia Geral da APAL, conduziu a sua última sessão nesta qualidade. Dirigindo-se a todos os presentes, salientou a importância do trabalho realizado pela associação e agradeceu todo o empenho desenvolvido em prol do turismo e da promoção de Albufeira.

Já a preparar a participação na FITUR, que decorrerá em Madrid, entre 21 e 25 de janeiro, a APAL apresentará, à semelhança do que aconteceu este ano, o balanço de 2025 numa sessão pública agendada para as primeiras semanas de 2026, cuja data será anunciada em breve, conclui a APAL.

You may also like...

Deixe um comentário