Pátio da Brincadeira promove jogos tradicionais nos recreios escolares

O município de Olhão está a dinamizar a iniciativa ‘Pátio da Brincadeira’, integrada no projeto ‘Brincar a Tempo Inteiro’, com o objetivo de promover a brincadeira espontânea e livre entre as crianças, bem como valorizar e recuperar jogos tradicionais que fazem parte da memória coletiva.
Promovida pelo Departamento de Desporto, Educação, Juventude e Associativismo, esta iniciativa teve início no mês de outubro e continuará a decorrer até ao final do ano letivo, passando por todos os estabelecimentos de educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho.
As atividades realizam-se durante os intervalos da manhã, contribuindo para dinamizar os recreios escolares e incentivar hábitos de brincadeira ativa. Ao longo das sessões, as crianças têm oportunidade de experimentar diferentes jogos e brincadeiras tradicionais, como o jogo do berlinde, as corridas de caricas, saltar à corda ou o jogo do elástico. Estas atividades têm registado uma participação significativa por parte dos alunos, despertando curiosidade e promovendo o contacto com práticas lúdicas que atravessam várias gerações.
Com esta iniciativa, o município reforça o seu compromisso com a promoção do bem-estar das crianças e com a valorização da brincadeira como elemento fundamental no desenvolvimento infantil





