Autárquicas 2017 – PS/Albufeira garante que não partiu da concelhia convite a Desidério Silva para a Câmara
Em declarações ao ‘site’ da revista Algarve Vivo, Ricardo Clemente, presidente da Comissão Política Concelhia, diz desconhecer o assunto e promete tomar uma “posição firme” na próxima semana. Desidério Silva em silêncio.
Rui Pires Santos/José Manuel Oliveira
A Comissão Política Concelhia de Albufeira do PS vai tomar, em reunião a realizar amanhã ou no dia seguinte, “uma posição firme” na sequência da notícia divulgada pelo ‘site’ da revista Algarve Vivo, no passado dia 5 de janeiro, sobre o convite endereçado por este partido ao social-democrata Desidério Silva, atual presidente do Turismo do Algarve, para encabeçar, como independente, a lista dos socialistas à Câmara Municipal nas eleições autárquicas de 2017.
“Desconheço a situação, não sei a veracidade da notícia. Não partiu de ninguém desta concelhia qualquer convite ao senhor Desidério Silva”, garante Ricardo Clemente, presidente daquela estrutura do PS. E acrescenta: “Ninguém de nós discutiu o assunto, nem fui ouvido sobre qualquer processo.”
“ERROS COMETIDOS NO MUNICÍPIO”
Em relação ao perfil de Desidério Silva e à experiência por este acumulada ao longo de vários mandatos na Câmara de Albufeira, primeiro como vereador do PSD e mais tarde como presidente, aquele dirigente do PS local não encara a possibilidade de o seu partido vir a apoiar um adversário político, lembrando, a propósito, as críticas que os socialistas lhe apontaram devido “a erros cometidos no município”, nomeadamente “a nível financeiro e em muitas outras áreas.”
Perante toda a situação, Ricardo Clemente considera “estranho e sem qualquer sentido” que o PS venha agora convidar o social-democrata Desidério Silva como seu candidato à presidência da Câmara de Albufeira nas eleições a realizar em setembro ou outubro deste ano.
Isto, numa altura em que, como referiu na altura o ‘site’ da Algarve Vivo, uma sondagem no concelho de Albufeira incluiu os nomes de Carlos Silva e Sousa (atual presidente da Câmara e militante do PSD), Desidério Silva (lançado neste estudo como independente) e Ana Vidigal (vereadora independente).
DESIDÉRIO INDISPONÍVEL PARA CONFIRMAR CONVITE
Apesar das insistências, Desidério Silva não respondeu aos ‘emails’ enviados pela nossa redação, com várias perguntas sobre o convite do PS e o processo envolvendo o cargo que exerce na liderança do Turismo do Algarve. E também não esteve disponível para atender vários contactos para o seu telemóvel. Na passada quinta-feira, dia 12, à tarde, na sequência de uma mensagem escrita para o seu telemóvel, Desidério Silva, cordialmente e da mesma forma, limitou-se a responder ao jornalista para este perguntar (sobre o convite socialista) “a quem lhe deu a informação”, considerando que a notícia contém “desinformação e especulação”, embora sem especificar quais. Contudo, não desmentiu a essência da notícia publicada no ‘site’ da Algarve Vivo, ou seja, o convite do PS para se candidatar à Câmara Municipal de Albufeira.
Já outras fontes por nós contactadas referem que Desidério Silva não irá aceitar este surpreendente desafio, o qual, para muitos, iria cair como uma autêntica “bomba” no Algarve e até a nível nacional.