Silves divulga em Lisboa projeto ‘L.E.R. Cãofiante’
Técnicas da Câmara Municipal de Silves serão formadoras numa iniciativa da Associação Portuguesa de Bibliotecários e Arquivistas marcada para 25 de maio, das 10h00 às 17h00, no Instituto Camões, em Lisboa.
O seminário, dirigido a profissionais das bibliotecas, versará a leitura assistida por animais nestes espaços de cultura e saber.
O objetivo é ajudar os profissionais da área a compreender a oportunidade que se apresenta para as bibliotecas de inovar, surpreender, motivar e deliciar públicos, recorrendo à leitura assistida por animais. Durante a formação serão dados a conhecer os resultados da experiência da autarquia algarvia no que concerne à utilização de cães num projeto desenvolvido na Biblioteca Municipal de Silves.
O ‘L.E.R. Cãofiante’ funciona desde o ano letivo 2013-2014, estando atualmente a ser implementado na Escola EB1 do Enxerim, com alunos de 2º ano, contando já com uma análise feita numa tese de mestrado. De facto, Margarida da Silva Calado apresentou em janeiro passado o seu trabalho sobre esta iniciativa, dando à sua tese o título ‘Motivação para a Leitura e Hábitos de Leitura num Programa de Leitura/Educação Assistida por Animais’.
O principal objetivo da investigação foi o de avaliar o impacto deste programa ao nível da motivação, das emoções e dos hábitos de leitura das crianças, bem como ao nível das práticas de literacia familiar, essencialmente na componente de atividades assistidas por animais, que decorriam na Biblioteca Municipal de Silves.