Lara Leal: A arte e o futuro na ponta dos pés

Sofia Lobova, aluna do 9ºA da Escola Básica Rio Arade, alcançou, a 1 de abril, no Auditório Municipal de Albufeira, o primeiro lugar do prestigiado concurso ‘Speak Out Challenge’, com um brilhante e emotivo discurso que abordou ‘O Poder das Palavras’.

Sofia é uma aluna dedicada, organizada e empenhada em obter os melhores resultados em todas as situações da sua vida, sem nunca descurar a atenção, a ajuda e o carácter altruísta que a define. Foi a última de 15 alunos a apresentar o seu discurso, conseguindo, com uma atitude arrebatadora, inspirar todos quantos a ouviram, e ganhar não só o pódio, mas também uma experiência inolvidável.

O evento contou com a participação de 12 Agrupamentos de quatro concelhos algarvios – Lagoa, Silves, Albufeira e Loulé. O nosso concelho fez-se representar por mais três oradores, para além da Sofia: Ana Bela Carvalho e Eva Santos (pelo Agrupamento de Escolas Rio Arade) e Joe Cobb (pelo Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira).

No final da noite, Lagoa não poderia estar mais orgulhosa! Para além das excelentes prestações de todos os seus participantes, Sofia e Joe subiram ao pódio, nos primeiro e segundo lugares, respetivamente.

O ‘Speak Out Challenge’ é uma iniciativa organizada pela ‘Prime Skills’, associação nascida em 2015, pela mão de Helen Fennell que, com o apoio das já referidas Câmaras Municipais, entidades parceiras e patrocinadores, tem vindo a cooperar com as escolas na valorização e desenvolvimento de competências dos nossos jovens estudantes.

A ‘Prime Skills’ segue os princípios de Sir Jack Petchey, criador da ‘Jack Petchey Foundation’, que afirma: “Quando temos a oportunidade de falar em público, podemos dizer ao mundo o que nos apaixona. É uma habilidade que podem usar em qualquer lugar, tanto numa sala de aula, quanto numa entrevista de emprego. […] Como costumo dizer: se achas que consegues, tu realmente consegues!”.

Um reconhecido e emocionado agradecimento a todos os alunos, professores e pais envolvidos e um bem-haja especial à ‘Prime Skills’ e ao município de Lagoa, pelas experiências que têm vindo a proporcionar aos nossos jovens!

O Clube de Jornalismo AERA

You may also like...

Deixe uma resposta