Semana Digestiva reúne mais de 700 profissionais de saúde

A Semana Digestiva 2017, este ano presidida pelo professor doutor Rui Tato Marinho, realiza-se entre 7 e 10 de junho no Palácio de Congressos do Algarve, em Albufeira.

No dia 8 de junho, entre as 12h30 e as 13h00, vai decorrer a sessão de abertura na presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes e do bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães. Também estarão presentes os presidentes da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, José Cotter, da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva, António Dias Pereira e Adélia Simão, da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado.

A Semana Digestiva tem como mote em 2017 ‘Inovar, formar, para melhor cuidar’ e alguns dos temas do programa serão os cinco principais cancros digestivos, a imagem avançada em endoscopia digestiva, a hipertensão portal de causa não cirrótica, os benefícios no tratamento das doenças hepáticas, a doença inflamatória intestinal, a doença de refluxo e a abordagem do nódulo sólido do pâncreas.

“Queremos pôr a pessoa que sofre no centro do sistema e, para isso, vamos reunir para saber o que há de novo na gastrenterologia ao nível das tecnologias, dos processos de trabalho, medicamentos novos, no transplante hepático que tem salvo muitas vidas e também na área da endoscopia”, refere o presidente da Semana Digestiva, Rui Tato Marinho.

O responsável destaca ainda a importância da formação no congresso, “para termos os melhores médicos a tratar os doentes portugueses”, e a oncologia digestiva, onde o gastrenterologista tem um papel crucial nas várias fases de qualquer cancro digestivo.

Três das doenças que a gastrenterologia trata, estão na lista das dez com mais mortalidade: cancro do cólon e reto, doenças do fígado e cancro do estômago.

O Prémio Nacional de Gastrenterologia 2016 vai ser apresentado na sessão de abertura desta Semana Digestiva. Para saber mais: http://www.semanadigestiva.pt/.

You may also like...

Deixe um comentário